Provas para professor temporário começam neste fim de semana

Locais das provas podem ser conferidos nos sites da Secretaria da Educação e da Vunesp

sex, 11/12/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Começam neste final de semana, as provas que integram o processo seletivo para atribuição de aulas e classes para professores temporários que atuarão na rede estadual em 2010. Neste domingo (13), acontecem as provas destinadas aos candidatos às vagas da Linguagens e Códigos (língua portuguesa, inglês, arte, educação física, alemão, espanhol, francês, italiano e japonês). No próximo domingo (20), serão realizadas as provas para candidatos às vagas de Ciências da Natureza e Matemática (matemática, ciências físicas e biológicas, biologia, física e química), Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e Educação Especial.

A nota da prova integra o processo de avaliação anual, que é um dos quesitos na classificação para atribuição de aulas, conforme prevê o Programa + Qualidade na Escola, lançado em maio deste ano pelo Governo do Estado. “A prova dos temporários é um ponto importante do Programa + Qualidade na Escola, pois teremos professores melhor preparados para atuar nas salas de aula”, diz o secretário da Educação Paulo Renato Souza.

Além da nota da prova, o processo de avaliação anual leva em consideração os pontos decorrentes da experiência do docente na função do respectivo campo de atuação e os títulos. Para participar da classificação para atribuição de classe ou aulas, o candidato deve obter um mínimo de 40 pontos na prova. Alcançando esse índice mínimo, o docente será classificado com base nos pontos obtidos na prova (até 80), tempo de serviço (até 80) e títulos (até 20).

Provas

No domingo (13), no período da manhã, será realizada a prova destinada aos docentes que atuarão nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série), e no período da tarde será realizada a prova para a Área de Linguagens e Códigos (língua portuguesa, inglês, arte, educação física, alemão, espanhol, francês, italiano e japonês). No dia 20 de dezembro, pela manhã, será realizada a prova para Área de Ciências da Natureza e Matemática (matemática, ciências físicas e biológicas, biologia, física e química), e à tarde a prova para a área de Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e Educação Especial.

Os docentes terão o tempo mínimo de duas horas e máximo de quatro horas para fazer a prova. A avaliação para docentes que atuarão nos anos iniciais do Ensino Fundamental será composta por 60 questões. As demais avaliações serão compostas por 80 questões. Todas as provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 80 (oitenta) pontos.

Os locais das provas podem ser conferidos nos sites da Secretaria de Estado da Educação (www.educacao.sp.gov.br) e da Vunesp (www.vunesp.com.br). Caso o candidato inscrito não encontre seu nome na lista, ele deve entrar em contato com a Vunesp pelo telefone (0xx11) 3874-6300 ou dirigir-se à Diretoria de Ensino de sua opção para verificar o local onde realizará a prova.

O candidato deverá comparecer ao local com meia hora de antecedência ao início da prova, portando caneta azul ou preta, lápis nº 2, borracha, protocolo original de inscrição e um documento original de identificação (identidade, carteira de motorista com foto, carteiras de órgãos de conselhos de classe, carteira de trabalho e previdência social ou certificado militar). O gabarito e as questões das provas estarão à disposição para consulta nos sites da Secretaria de Educação e da Vunesp a partir dos dias 15 e 22 dezembro, respectivamente.

Datas

Dia 13 de dezembro
Docentes inscritos para função Professor Educação Básica I/classe – início às 8h30, com duração de quatro horas
Docentes inscritos para Área de Linguagens e Códigos – início às 14 horas, com duração de quatro horas

Dia 20 de dezembro
Docentes inscritos para Área de Ciências da Natureza e Matemática – início às 8h30, com duração de quatro horas
Docentes inscritos para Área de Ciências Humanas e Educação Especial – início às 14 horas, com duração de quatro horas

Da Secretaria da Educação