Osesp anuncia nova estrutura para 2010

Um dos principais focos será ampliar projetos nas áreas de Educação e Programas Sociais

qua, 09/12/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) concluiu o desenho de sua nova estrutura de governança que passa a valer a partir de 2010. A Fundação Osesp passará a ter um diretor artístico, Arthur Nestrovski, responsável pelo projeto cultural e artístico da instituição, um regente titular, Yan Pascal Tortelier, que atuará como chefe de orquestra e comandará o corpo de músicos, e um diretor executivo, Marcelo Lopes, responsável pela estrutura administrativa, financeira e legal da instituição. Os três se reportarão diretamente ao Conselho de Administração da Fundação Osesp.

Yan Pascal Tortelier é efetivado depois de um ano de excelentes resultados perante a crítica, o público e a orquestra. O Comitê de Busca se mostrou satisfeito com o desempenho de Tortelier durante os concertos e com o desenvolvimento musical da orquestra sob seu comando ao longo de 2009. O maestro terá agora mais envolvimento com a gestão da orquestra e terá a liderança das turnês internacionais dos próximos anos.

Tortelier cumprirá um contrato de três anos, no total – o primeiro já foi cumprido na temporada atual. Ao assumir a função, Tortelier passa a responder formalmente pelo desenvolvimento musical da orquestra – comandará as audições para a escolha de novos músicos, escalará a orquestra e decidirá investimentos a serem feitos no crescimento artístico de seus músicos. Como regente titular, Tortelier regerá de oito a doze semanas por ano na Osesp. No restante do tempo, regerá outras orquestras internacionais e abrirá espaço para que outros regentes de destaque trabalhem com a Osesp, permitindo uma permanente oxigenação artística que deu bons resultados ao longo de 2009 e está em linha com o que fazem as grandes orquestras do mundo.

Diretor artístico

O diretor artístico será Arthur Nestrovski – músico e intelectual brasileiro, com doutorado em música, autor de livros sobre crítica e educação musical e íntimo da produção da Osesp desde seu renascimento, em 1997. Como diretor artístico, Nestrovski terá as missões de aprofundar a relação da Osesp com o estado que a mantém, dar vitalidade à Sala São Paulo como centro de produção artística, aprofundar a criação de conteúdo educacional e aumentar o diálogo com outras instituições brasileiras.  

A escolha de um brasileiro para o posto de diretor artístico preserva um dos papéis primordiais da Osesp como instituição cultural: a de promover a música brasileira, seja pela encomenda de novas peças a compositores clássicos brasileiros jovens ou consagrados, seja pela recuperação de partituras históricas de outros compositores, seja pelo diálogo com outras frentes da rica produção musical brasileira.

Projetos 2010

O foco será ampliar os projetos da Osesp nas áreas de Educação e Programas Sociais – ampliação do programa de concertos a baixo custo aos domingos, com a programação dos concertos regulares na Sala São Paulo e ingressos a custo baixo. Haverá também forte expansão do programa Osesp Itinerante, que em 2010 terá mais datas ao longo do ano e alcançará uma maior quantidade de cidades no interior de São Paulo, além de outros projetos educacionais, que deverão beneficiar 60 mil crianças. A orquestra vai assumir também um papel de frente na produção de materiais didáticos, em um momento em que a música deve se tornar matéria obrigatória em todas as escolas do País.

Sobre a Osesp

Com mais de 130 apresentações anuais em sua temporada de concertos, a Osesp é o mais destacado conjunto sinfônico da América Latina. Sua programação é abrangente, e mescla as grandes obras da literatura musical internacional com obras contemporâneas, primeiras audições mundiais e peças de compositores brasileiros. A Osesp já fez turnês para América Latina (2000), Estados Unidos da América (2002), Europa (2003), Brasil (2004), Cone Sul (2005) e Estados Unidos da América (2006), Europa (2007), Brasil (2008) e Estados Unidos (2009).

Da Osesp