Conheça ações da Fundação CASA para reintegração de jovens infratores

Cursos profissionalizantes, eventos esportivos e culturais fazem parte da agenda

seg, 07/12/2009 - 17h18 | Do Portal do Governo

Além de promover cursos profissionalizantes para reinserir no mercado de trabalho egressos da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA), a entidade ainda realiza várias ações a fim de melhorar a sociabilidade, a auto-estima e estimular os jovens reeducandos. Atividades esportivas, redução de 29% para 14% no índice de reincidência e desenvolvimento de diversas atividades esportivas e culturais marcam, atualmente, o dia a dia dos internos da Fundação.

Neste domingo, 6, a Fundação entregou certificado de conclusão do curso de instalador de hidráulica a 20 jovens que já têm emprego garantido, graças ao treinamento recebido. Eles vão trabalhar numa empresa do ramo da construção civil com carteira assinada e um salário de R$ 800,00. Essa foi a segunda turma a formar encanadores pela Fundação CASA.

Mas, ao longo de 2009, não foram só cursos profissionalizantes que integraram os jovens. Torneio de Futsal, teatro, Olimpíada Esportiva e Cultural, teste em escola de futebol e visita de grupo musical à Fundação foram alguns dos eventos que movimentaram e animaram os internos.

Cursos profissionalizantes

Em parceria com o Centro Paula Souza, a Fundação CASA formou 72 garotos nos cursos de Auxiliar Administrativo, Arquivador, Garçom e Panificação no mês de novembro. Mas não são só nessas áreas que os internos recebem qualificação profissional. Há curso de lancheteria, pizzaiolo, chapeiro, office boy, pequenos reparos em construção civil, alimentação, informática, manuseio de horta, elétrica residencial, pintura de faixas e cartazes, restauro de edifícios históricos, recepção de pessoas no idioma inglês, velas decorativas e outros.

Cultura e Esporte

Para estimular e descontrair os jovens internos, a Fundação também promove ações culturais. Visitas de artistas às unidades, teatro, e outras programações fazem parte do calendário cultural da instituição. Neste ano, aconteceram a III Kizomba e a III Mostra Cultural da Fundação CASA, eventos ligados à diversidade racial, com apresentação de dança afro, rap, hip hop e exposições.

A unidade de Araraquara levou 35 jovens internos aos palcos do Teatro Municipal da cidade, por intermédio do Projeto Guri. Eles encenaram, para a comunidade, familiares e autoridades, o musical “Túnel do Tempo” contando boa parte da história da música, desde os anos 1940 até hoje. Na ocasião, os jovens arrecadaram alimentos não perecíveis – o ingresso era um quilo de alimento – que foram doados às suas famílias.

E integrando esporte e cultura, mais uma edição – a quarta – da Olimpíada Esportiva e Cultural levou cerca de 2 mil jovens a participar da competição no parque do Ibirapuera. Futebol, futsal, basquete, voleibol, handebol, xadrez e tênis de mesa foram algumas das disputas. Também aconteceram apresentações de karatê, yoga e judô.

As unidades de região oeste do Estado se divertiram no I Torneio da Integração de Futsal. Os reeducandos e os funcionários das unidades de Lins, Marília, São José do Rio Preto, Araçatuba e Mirassol disputaram o torneio, que funciona como mais uma ação integradora.

A Fundação

A Fundação CASA é uma instituição ligada à secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e atende a adolescentes e jovens infratores, de 12 a 21 anos. Ao todo, existem espalhadas pelo Estado 44 unidades de internação, sendo que 42 tem capacidade para abrigar no máximo 56 adolescentes em cada. Este modelo difere bastante das antigas unidades da extinta Febem, que chegava a abrigar, como foi o caso do complexo do Tatuapé, 1.800 jovens infratores.

Leia mais em:
Serra lança programa para empregar ex-detentos

Parceria para ressocialização de ex-dententos em Sorocaba atende 160 pessoas

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo