Metrô usará sistema monotrilho na Linha 2-Verde

Trem funcionará com tração elétrica, sobre pneus, circulando numa via elevada entre 12 e 15 metros de altura

ter, 08/12/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Linha 2-Verde do Metrô paulistano – que atualmente cobre do bairro de Vila Madalena até o Alto do Ipiranga – será estendida até Cidade Tiradentes, na zona leste da capital. O prolongamento ocorrerá em três fases e traz para a cidade um novo conceito de metrô, o monotrilho.

Nesse tipo de sistema, o trem funcionará com tração elétrica e correrá sobre pneus, circulando numa via elevada entre 12 metros e 15 metros de altura, dependendo do trecho. O monotrilho reduz a necessidade de desapropriações por inserir-se no eixo das avenidas. Áreas adicionais são requeridas apenas nos acessos às estações. Como a via é totalmente segregada, não há interferência no sistema viário. Além disso, o projeto é extremamente amigável ao meio ambiente, por utilizar tração elétrica (não emite gases), pneus (com baixo nível de ruídos) e estruturas delgadas e leves (ocasionando menos impacto visual).

Em razão de algumas dessas características, como a dispensa de necessidade de escavações e diminuição de desapropriações, o tempo e o custo de instalação são menores que os do metrô convencional, explica o diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos do Metrô, Marcos Kassab. Estudos mostram, segundo ele, que a utilização de monotrilho no referido corredor produz benefícios muito superiores aos apresentados por corredores de ônibus. Dentre eles, o diretor destaca o conforto, a velocidade média e a confiabilidade.

Menos tempo 

As obras de prolongamento começarão pelo trecho Vila Prudente até Oratório, de 2,4 quilômetros, que será entregue em 2010. A segunda fase, até São Mateus, num total de 10,4 quilômetros, tem previsão de entrega para 2011. O trecho compreende sete estações: São Lucas, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. A última fase, de São Mateus a Cidade Tiradentes, com 11 quilômetros, abrange mais oito estações: Jardim Colonial, Iguatemi, Jequiriçá, Bento Guelf, Erico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.

A conclusão de toda obra deve ocorrer em 2012. Quando isso acontecer, o usuário do transporte público fará em 50 minutos o trajeto que hoje demora duas horas. Serão 17 novas estações nos 23,8 quilômetros de extensão. A previsão é atender cerca de 500 mil usuários diariamente entre o trecho Vila Prudente e Cidade Tiradentes. O investimento será de R$ 2,8 bilhões, sendo R$ 1 bilhão da Prefeitura de São Paulo e o restante, do Governo do Estado.

Monotrilho 

No sistema monotrilho, todo o trecho, de Vila Prudente até Cidade Tiradentes, será elevado. O método construtivo empregará peças pré-moldadas, o que reduz o impacto da obra durante a execução. Como a viga longitudinal é a própria via, a obra dispensa a construção de tabuleiros (lajes) e o impacto no meio ambiente é pequeno. A ausência de tabuleiro ao longo da via impede ainda que o sistema crie áreas significativas de sombra por onde passa.

Outras características do sistema são a extensão das plataformas das estações que será de aproximadamente 90 metros, e as portas dos carros terão largura similar à dos atuais trens do Metrô, facilitando a entrada e a saída dos passageiros. Cada trem terá capacidade mínima para transportar mil passageiros. A velocidade e o intervalo entre as composições serão similares aos das demais linhas do Metrô.

Da Agência Imprensa Oficial