Arquivo Público do Estado terá novo prédio

Novo edifício foi projetado para abrigar 90 mil metros lineares de documentação

ter, 08/12/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo estará de casa nova em 2010. A construção do novo edifício começou este mês. O prédio terá 23 mil metros quadrados de área construída e capacidade para abrigar 90 mil metros lineares de documentação sobre a história de São Paulo. As atuais dependências da instituição também passarão por ampla reforma. A previsão de término da obra é para dezembro de 2010.

O investimento total é de R$ 66.870.130,12 milhões. “Trata-se do primeiro prédio projetado especificamente para um arquivo de grande porte. É inovador, também, por prever um edifício vertical de grande capacidade, o que comprova a viabilidade de construção de edifícios de arquivo em áreas de baixa disponibilidade de terrenos, cenário típico dos grandes centros urbanos”, explica o coordenador do Arquivo Público do Estado, Carlos de Almeida Prado Bacellar.

O projeto de reforma e ampliação do Arquivo Público do Estado atende a uma série de demandas técnicas acumuladas ao longo das últimas décadas. Diagnóstico recente da administração pública paulista demonstra que mais de 900 quilômetros lineares de documentos acumulam-se desordenadamente por todo o Estado. “Nosso espaço atual chegou ao limite e é incapaz de atender tal demanda”, explica Bacellar. “Com o novo edifício, parte substantiva da documentação de guarda permanente poderá ser recolhida, tratada e aberta à consulta. Estaremos multiplicando por dez o volume de acervo disponibilizado ao público”.

Os depósitos para a guarda de acervo terão climatização controlada e prevenção de infestações por pragas. Haverá depósitos especialmente construídos para a guarda de documentos iconográficos e cartográficos, com mobiliário adaptado e climatização específica para cada tipo de suporte. Além disso, serão construídos novos laboratórios de preservação, restauração, microfilmagem e digitalização de documentos.

Hoje, o Arquivo Público tem capacidade restrita a 25 atendimentos simultâneos. Com o novo prédio, a capacidade de atendimento no salão de consultas será quadruplicada. Além disso, serão oferecidos três espaços de atendimento coletivo que possibilitarão a pesquisa em grupo, sem incomodar os pesquisadores individuais. O edifício vai abrigar ainda um auditório, um espaço expositivo, uma livraria e um café, além de toda sua estrutura administrativa.

“Um arquivo eficiente é essencial para preservar a memória, a transparência administrativa e, acima de tudo, os direitos do cidadão, registrados nos papéis produzidos e acumulados pela administração pública”, diz Bacellar. “Teremos uma instituição arquivística pensada para os desafios do século XXI”, completa.

O novo prédio estará localizado no mesmo espaço do atual Arquivo Público, na Rua Voluntários da Pátria, 596, no bairro de Santana, ao lado do terminal rodoviário do Tietê.

Sobre o Arquivo Público 

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. Vinculado à Casa Civil, sua função é formular uma política estadual de arquivos e recolher, tratar e disponibilizar ao público toda documentação de caráter histórico produzido pelo Poder Executivo Paulista. A instituição mantém sob sua guarda aproximadamente 6 mil metros lineares de documentação textual permanente, 17 mil metros de documentação intermediária, 900m de material iconográfico, grande quantidade de jornais e revistas e uma biblioteca de apoio à pesquisa com 45 mil volumes.

Do Arquivo Público do Estado