Governo faz prevenção ao câncer de pele no dia 5 em São Paulo

Hospital das Clínicas atenderá à população e dará orientações sobre proteção contra o sol

seg, 30/11/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

O câncer de pele é uma das formas da doença que mais atinge brasileiros – a incidência chega a ser mais alta que a do câncer de mama e o de próstata. Por isso, o Governo fará consultas de prevenção e diagnóstico da doença no dia 5 de dezembro, por meio do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da USP.

O serviço atenderá à população das 9h às 15h, no prédio dos Ambulatórios do Hospital. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A coordenadora da campanha no HC, Dra. Ana Cristina Alves, afirma que, além do atendimento, o público será orientado sobre a importância de se proteger dos raios solares para a prevenção da doença.

Incidência da doença

Só no ano passado, cerca de 55 mil pessoas foram diagnosticadas com câncer de pele de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. A doença cresce entre os jovens, que tem por hábito o excesso de exposição ao sol sem proteção.

Mais comum em pessoas com pele clara e com mais de 40 anos, os sintomas da doença são variados. Pintas ou sinais que aparecem de repente e começam a crescer, manchas escuras que mudam de cor e coçam, feridas que não cicatrizam ou com lesões pigmentadas nas palmas das mãos e plantas dos pés são indícios de que um médico deve ser consultado. 

São três os tipos de câncer de pele e as chances de cura são altas quando descoberto precocemente. O menos grave deles e também o mais frequente é o carcinoma basocelular, diagnosticado em 70% dos casos. Em segundo lugar, o carcinoma espinocelular pode espalhar-se por meio de gânglios, causando metástase. O melanoma, mais agressivo de todos, mata quase 100% dos casos diagnosticados em estágio avançado.

Serviço
Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele
5 de dezembro de 2009, das 9h às 15h
Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas
Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155
Cerqueira Cesar, próximo à Estação Clínicas do Metrô