Univesp e Centro Paula Souza lançam cursos on-line de inglês e de espanhol

São 10 mil vagas destinadas a alunos das Etecs e Fatecs do Estado

ter, 10/11/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais realizam gratuitamente cursos extracurriculares on-line de inglês e de espanhol oferecidos pelo programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Cerca de 4 mil jovens das Fatecs, ingressantes em 2008 e 2009, e das Etecs no primeiro módulo do curso técnico, da região metropolitana de São Paulo, inscreveram-se para o curso de inglês. Para o de espanhol, foram aproximadamente 1,4 mil inscritos. 

Ao todo, há 10 mil vagas (7,5 mil para inglês e 2,5 mil para espanhol), divididas em duas etapas. Além das vagas oferecidas nos cursos que começaram no dia 19 de outubro, outros 3,5 mil alunos serão atendidos em 2010 pelo curso de inglês e cerca de 1.000 pelo de espanhol. 

Cada curso (com duração de 34 semanas e composto por dois módulos de 17 semanas) exige dedicação média de três a quatro horas semanais. O término do curso será em setembro (espanhol) e novembro (inglês) de 2010. Os alunos que não dispõem de computador com internet podem utilizar laboratórios e salas de informática nas Etecs e Fatecs. 

Os conteúdos, produzidos pela Casa Thomas Jefferson (inglês) e pelo Instituto Miguel de Cervantes (espanhol), serão supervisionados, na primeira fase, por 78 professores-tutores. Os cursos são virtuais, com encontros programados entre alunos e professores em chats e fóruns. Os alunos contam ainda com filmes em inglês e espanhol, divulgados no canal digital Univesp TV, criado especialmente pela Fundação Padre Anchieta para o programa Univesp. 

Para Angelo Luiz Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza, “a parceria promove a inclusão desses alunos, uma vez que traz a oportunidade de iniciação em segundo ou terceiro idiomas, conhecimento de grande valia para o desempenho profissional”.

Da Agência Imprensa Oficial