Vice-governador Alberto Goldman inaugura laboratório do IPT

Laboratório de engenharia naval será o maior da América Latina

sex, 06/11/2009 - 8h41 | Do Portal do Governo

(atualizado 13h30)

O vice-governador Alberto Goldman participou nesta sexta-feira, 6, da inauguração do Centro de Engenharia Naval e Oceânica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) – órgão que comemora 110 anos de atividades. O novo laboratório é o mais moderno da América Latina para pesquisas aos setores de transporte marítimo e de construção de plataformas de petróleo. “Este é um investimento feito basicamente na área de preparação tecnológica para os grandes navios que nós vamos precisar não só para transporte, mas como para plataformas para a exploração de petróleo e de gás”, afirmou Goldman.

O centro conta com 15 estações de trabalho para pesquisadores, projetistas e clientes do instituto que podem utilizar modernos equipamentos de medição nos tanques de provas e túneis de vento e de cavitação (estudo de hélices). Além disso, um novo braço mecânico colabora para o desenvolvimento de modelos de embarcações – grande beneficiado com o novo espaço. Com isso, o tempo de produção de modelos de embarcações foi reduzido de 45 dias para 1 semana.

Outras inovações do centro ficam por conta de uma máquina para criação de lemes e hélices. Como se fosse uma impressora em três dimensões, esse equipamento trabalha em sintonia com modeladores virtuais em CAD 3D. O sistema alcança um nível de detalhamento, em tempo real, difícil de ser obtido em um processo convencional de usinagem. 

O centro conta ainda com um gerador de ondas para o tanque de provas, um sistema de imagens de alta precisão de movimentos e um dinamômetro para medições de força. O espaço é fruto de um convênio entre a Petrobras Transporte S.A – Transpetro e o Ministério da Ciência e da Tecnologia.  “Nada do que se faz aqui é limitado ao Estado de São Paulo, isso aqui é em benefício de todo o País”, disse o vice-governador.

O IPT

O IPT, vinculado a Secretaria do Desenvolvimento, representada na inauguração pelo secretário Geraldo Alckmin, possui hoje 12 centros técnicos, 30 laboratórios e 1,6 mil funcionários. Só em 2008, foram 36 mil documentos técnicos e 300 projetos de pesquisas.

Estão sendo investidos R$ 150 milhões na modernização do instituto, que tem como objetivos a capacitação e contratação de profissionais, a aquisição de novos softwares para gestão e o crescimento da rede laboratorial do IPT. Dentre as novas áreas, estão: o Laboratório de Estruturas Leves, em São José dos Campos – que deve ser entregue ainda em dezembro deste ano; o Centro de Bionanotecnologia, na capital; e o Centro de Microscopia Eletrônica.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo