Banco do Povo alcança R$ 600 milhões em empréstimos

Desde 1998, já foram realizadas 196 mil operações de crédito

sex, 06/11/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Atualizado em 9 de novembro às 13h40

Uma pequena empreendedora de Santos entrou para a história do Banco do Povo Paulista (BPP) – o programa de microcrédito do Governo de São Paulo gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). Com um empréstimo para essa cidadã, o BPP alcançou no final do mês de outubro a marca dos R$ 600 milhões emprestados no Estado desde sua criação, em 1998. Ao todo, foram realizadas 196 mil operações de crédito.  

2º Mutirão do Microcrédito

Desde o dia 27 de outubro, o BPP promove o 2º Mutirão do Microcrédito. A ação faz parte de um conjunto de medidas do BPP, que beneficia micros e pequenos empreendedores por meio da concessão de empréstimos. “O Banco do Povo, que já conta com a experiência de mais de uma década, tem todas as condições de decolar e até dobrar o número de empréstimos. O objetivo do programa é ser a alavanca da formalização, o caminho da inclusão social e da auto-sustentação”, define o secretário Guilherme Afif. 

O objetivo é realizar no mínimo 1,5 mil empréstimos em todo o Estado até o dia 18 de novembro, data de encerramento do mutirão. Nesse dia, serão assinados todos os novos contratos. Os agentes de crédito, que fazem o atendimento direto aos empreendedores, ficarão responsáveis pela captação de clientes durante esse período. 

Em 79 cidades do Estado a assinatura dos contratos será feita diretamente nas unidades do BPP.  Atualmente 425 municípios contam com uma unidade do BPP – o que corresponde a 89% da população paulista. Em 2 de setembro deste ano o governador José Serra anunciou duas novidades: a redução da taxa de juros praticada (de 1% para 0,7% ao mês) e a inauguração de mais 48 unidades – que, no momento, estão em processo de instalação.   

Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho