Itesp realiza festa tradicional em Ubatuba

Evento vai até domingo com prato típico e atrações culturais

sex, 06/11/2009 - 11h30 | Do Portal do Governo

Com apoio do Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), será realizado de 13 a 15 de novembro em Ubatuba, no Quilombo Fazenda, a quinta edição da Festa do Azul Marinho. O evento tem como principal atração o prato homônimo, além de apresentações culturais e barracas com comidas e bebidas típicas.

O Azul Marinho é um prato típico local feito à base de peixe – tainha, carapau, sororoca, anchova, robalo, xaréu – e banana verde, acompanhado de arroz, salada verde ou salada quilombola, preparada com o coração da banana, também conhecida popularmente por umbigo da banana, além, é claro, do imprescindível pirão.

Durante a Festa do Azul Marinho são realizadas apresentações culturais, como danças – jongo, ciranda, capoeira, caranguejo, congada, chiba e dança da fita – música – percussão e corda. Barracas com bebidas e comidas típicas, como o suco de jussara (também conhecida como palmito-doce, bastante encontrada na Mata Atlântica), tapioca, bolinho de taioba, bolos e tortas de banana fazem parte do evento, que também abre espaço para comercialização do artesanato da comunidade.

História

A Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombos da Fazenda Picinguaba foi criada em 2001 e reconhecida em 2005 pela Fundação Palmares como Comunidade Remanescente de Quilombo. Entre as ações desenvolvidas estão Projetos de Desenvolvimento Sustentável, como o manejo do palmito Jussara, o “açaí da Mata Atlântica”.

A Festa do Azul Marinho é realizada sempre no mês de novembro com o objetivo de comemorar a Semana da Consciência Negra. O objetivo principal da festa é fazer com que a comunidade passe a valorizar a cultura da comunidade tradicional, além de ter um papel importante na divulgação da cultura afrodescendente, mostrando ao público em geral seus sabores, seus ritmos e suas crenças.

Serviço

Festa do Azul Marinho no Quilombo da Fazenda
Dias 13, 14 e 15 de novembro (sexta a domingo)
Local: Pátio e arredores da Casa da Farinha – BR 101 Km 11,5 – Estrada principal Casa da Farinha, Ubatuba (SP)

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania