Poupatempo leva atendimento às escolas da rede estadual

Alunos podem tirar o primeiro RG e Carteira de Trabalho sem sair da escola

qui, 05/11/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Atualizado em 9 de novembro às 13h50

Atendimento personalizado para alunos da rede estadual de ensino com até 18 anos, sem espera, gratuito e com entrega dentro da própria escola: este é o Poupatempo em Movimento, novo projeto do Governo de SP que iniciou sua fase de testes na semana passada, e permite a muitos estudantes terem seu 1º RG e carteira de trabalho. O Poupatempo em Movimento é uma parceria entre as Secretarias de Gestão Pública e da Educação. Inicialmente, são atendidas 18 escolas das zonas norte, leste e sul da capital paulista. 

Para solicitar seu RG e carteira de trabalho, o estudante deve estar regularmente matriculado na escola atendida e levar toda a documentação necessária para a realização do serviço. A primeira via da Carteira Profissional, emitida para maiores de 14 anos, ficará pronta na hora. Já a primeira via do RG para alunos com até 18 anos estará disponível em dez dias úteis para retirada na própria escola. 

A ideia de criar este serviço nasceu de duas constatações principais. Primeiro, pelo grande número de crianças e adolescentes que ainda não possuem o seu documento de identidade e de trabalho (muitas vezes isso acontece pela dificuldade de deslocamento da família). Segundo, pela crescente necessidade de conscientizar o maior número de cidadãos, desde muito cedo, quanto à importância de se cuidar bem dos documentos pessoais. 

“Além de ser um instrumento de inclusão social, que permitirá a muitos estudantes da rede estadual o fácil acesso ao primeiro documento de identidade e de trabalho, o Poupatempo em Movimento vai ajudar a reduzir a grande demanda que hoje se observa nos postos fixos do Poupatempo para a solicitar a primeira via do RG nos meses de férias”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo. 

Do Poupatempo