Museu do Futebol tem programação especial no dia da Consciência Negra

Jogos e contação de histórias fazem parte das atividades programadas

dom, 08/11/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Museu do Futebol – instituição do Governo do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu – oferece no dia da Consciência Negra, 20 de novembro, atividades focadas na história da aceitação de negros, mulatos e mestiços no futebol. 

O futebol, trazido ao Brasil sete anos após a abolição dos escravos por membros da elite branca, demorou a aceitar atletas negros em seus clubes. Proibia-se “a presença de trabalhadores braçais”, ou seja, os menos-afortunados, a população que não pertencia à aristocracia da época.  Contudo, o esporte foi ganhando em popularidade e os campos tiveram de ampliar seus limites para um mar de diversidade cultural. 

Por meio de fotografias, vídeos e experiências sensoriais, o museu vai mostrar essas passagens da nossa história. Afinal, no nosso futebol não faltam polêmicas, paixões e diversidades. 

Jogos e contação de história também fazem parte da programação. A atividade Mapa Mundi pretende levar o público uma reflexão sobre assuntos como o caráter comercial adquirido pelo futebol no século XXI. Já a contação de história é baseada no texto criado pelos educadores do Museu e terá duas intervenções diárias, às 11 e 14 horas.

Serviço
Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, sexta-feira
Local: Museu do Futebol
Estádio do Pacaembu – Pça. Charles Miller, s/nº, Pacaembu, região central, 3663-3848. Terça a domingo: das10 às 18 horas (bilheteria até as 17 horas). Livre
Ingressos: R$ 6,00 (com meia entrada para estudantes e idosos)

Do Museu do Futebol