Sex, 16/10/09 - 12h30

Governo entrega óculos do Programa Visão do Futuro

Até o final do ano, programa beneficiará 5.361 crianças

O Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp) vai entregar nesta sexta-feira, 16, óculos para 12 alunos da escola estadual Henrique Dumont Villares, localizada no centro da Capital. Na segunda-feira, 19, receberão os seus óculos 18 estudantes da escola municipal Ezequiel Ramos Júnior, do bairro de São Miguel. A ação faz parte do Programa Visão do Futuro que deverá entregar até o final do ano 5.361 óculos. 

Programa Visão do Futuro 

O programa Visão do Futuro, realizado pelo Fussesp, é pioneiro no Estado. A proposta partiu da presidente do Fussesp, Monica Serra, após ter acesso a estudos que apontavam os problemas visuais como um dos principais fatores de déficit de atenção e dificuldade de aprendizagem nas escolas públicas. Por isso, foram realizados, em sala de aula, testes de acuidade visual em 134 mil alunos, entre seis e oito anos, da primeira série do ensino fundamental de escolas públicas estaduais e primeiro ano do ensino fundamental das escolas municipais.   

Após esta triagem, as crianças que apresentaram alguma alteração na visão foram encaminhadas aos mutirões. Lá, elas passaram por uma série de exames oftalmológicos. Com a ajuda de uma equipe de profissionais, a criança que apresentou indicação médica para uso dos óculos pôde escolher, na hora, o modelo de óculos que mais lhe agradava e que estivesse de acordo com seu formato de seu rosto. 

Todos os óculos (armação e lentes), doados pela Associação das Consulesas de São Paulo (Aconsp), receberão um código de barras com a identificação de seu usuário e serão entregues aos pais, que assinarão um termo de recebimento, nas escolas em que seus filhos estudam. 

Além da doação dos óculos, o programa cuidará também daqueles que tiverem problemas mais graves, com necessidade de cirurgia ou até mesmo de um transplante. Estes casos serão encaminhados aos hospitais parceiros do Visão do Futuro. Após o diagnóstico e suporte aos alunos com problemas de visão, o programa irá realizar um estudo sobre a saúde visual das crianças com base nos resultados. 

Do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado 

Comentários: 0


Comentário fechado

Após 1 mês de publicação o comentário fica bloqueado. Envie sua mensagem para o fale conosco.

Enviar

Faça seu Cadastro

Cadastre-se para poder comentar as notícias além de receber conteúdos exclusivos.

Cadastrar

Atualize seu dados

Mantenha seus dados cadastrais atualizados para ampliar sua participação junto ao portal.

Atualizar