Serra anuncia início de obras ambientais em trecho do Rodoanel

Serão R$ 11,5 milhões para obras de infraestrutura e mais R$ 2,13 milhões em projetos de fiscalização e para o plantio compensatório de mudas

sex, 09/10/2009 - 10h47 | Do Portal do Governo

Atualizado em 13 de outubro às 13h15

O governador José Serra e o secretário dos Transportes, Mauro Arce, iniciaram na última sexta-feira, 9, as obras e serviços no sistema viário do município de Ribeirão Pires, como medida compensatória do Trecho Sul do Rodoanel. Pelo acordo, o município vai receber drenagens, guias, sarjetas e pavimentação das ruas Eduardo Valeriano Nardelli, Estrada do Soma e Avenida Vereador Aroldo A. Neves, numa extensão de 8 quilômetros, o que totaliza R$ 11,5 milhões. Além do valor da obra, estão sendo aplicados R$ 2,13 milhões em projetos de fiscalização e no plantio compensatório de mudas, o que soma R$13,6 milhões em obras para o município.

Para a implantação do Trecho Sul foi adotado um dos projetos mais avançados do mundo em termos de preservação do meio ambiente. São 26 programas ambientais, voltados para a preservação da flora, da fauna e do patrimônio arqueológico, histórico e cultural, de apoio à proteção e recuperação de mananciais, de monitoramento da qualidade da água, do ar e de ruídos e de atendimento a emergências ambientais durante a construção. Também serão criadas unidades de preservação e parques ao longo do traçado.

“É a obra que tem mais contrapartida ambiental – perto de R$ 500 milhões. Só em Ribeirão Pires, além da pavimentação de vias, nós vamos plantar mais de 95 mil mudas como forma de compensação, o que na verdade vai muito além das árvores que foram derrubadas”, disse o governador. “Não precisa dizer o benefício que essa obra vai trazer para a cidade, para São Paulo, para o ABC, para o Estado e para Brasil porque vai facilitar o acesso aos portos na medida em que tira os caminhões de dentro da cidade de São Paulo e faz chegar mais rapidamente no litoral. Além disso, todos os municípios por onde passa o Rodoanel estão recebendo obras complementares”, completou Serra.

O Programa de Reflorestamento, que promove o plantio de mudas de espécies nativas em mais de 1.000 hectares, contemplou ainda a criação de viveiros de mudas em todos os municípios impactados, onde são ministrados pelo Instituto de Botânica, cursos de coletas de sementes. No total serão preservados, revitalizados ou recuperados mais de 5 mil hectares de áreas verdes, o equivalente a 34 parques do Ibirapuera.

Trecho Sul

Iniciado em junho de 2007, o Rodoanel Sul terá 61,4 quilômetros de extensão – sendo 57 quilômetros no eixo do Rodoanel e 4,4 quilômetros na interligação de acesso ao município de Mauá. A obra será entregue ao tráfego até março de 2010, com um período de execução de 33 meses, com antecipação de 15 meses – o que cria um novo paradigma de obra pública no Brasil no que diz respeito a prazo, menor custo por km com qualidade de padrão internacional devido à eficácia da Gestão do Empreendimento. O Rodoanel interligará o interior do Estado de São Paulo às rodovias Régis Bittencourt, Imigrantes, Anchieta e à interligação da Avenida Papa João XXIII no município de Mauá.

A obra vai facilitar o transporte e o escoamento de cargas de outros Estados até o porto de Santos, sendo importante elo econômico para a incorporação deste porto ao sistema de logística de transporte do estado de São Paulo. O Rodoanel atravessará os municípios de Embu, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá. Com a extensão da avenida Jacu-Pêssego, vai tornar mais fácil o acesso à zona leste de São Paulo, às rodovias Ayrton Senna, presidente Dutra e ao aeroporto de Cumbica.

O traçado escolhido minimizou todos os possíveis impactos ambientais, com soluções que contribuem para a recuperação e proteção das áreas de mananciais. O projeto desenvolvido utilizou técnicas avançadas de engenharia que garantirão a segurança dos usuários e a redução de acidentes, com um balanço ambiental positivo. Terá apenas quatro acessos: na rodovia Régis Bittencourt, no município de Embu, nas rodovias dos Imigrantes e Anchieta, em São Bernardo do Campo, e na interligação com a avenida Papa João XXIII, em Mauá.

Confira os principas pontos de incentivo ao desenvolvimento e à melhor qualidade de vida:

– Redução dos custos em transporte em R$ 2 bilhões/ano
– Redução de 43% do volume de veículos de carga na avenida Bandeirantes e 47% na Marginal Pinheiros.
– Redução em 67% dos riscos de acidentes.
– Redução no tempo médio das viagens metropolitanas
– Melhoria da qualidade do ar em 6% na região metropolitana.

Da Secretaria dos Transportes e do Portal do Governo do Estado de São Paulo