Jogos Abertos do Interior começam nessa terça-feira

Ao todo, 15 mil atletas disputam 24 modalidades

seg, 05/10/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

Atualizado às 13h20

O município de São Caetano do Sul, na região do ABC, recebe a partir dessa terça-feira, 6, a 73º edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni. As competições acontecem até o dia 17 de outubro.

Realizada pelas secretarias de Esportes, Lazer e Turismo e de Educação, e em parceria com a prefeitura de São Caetano do Sul, os Jogos Abertos do Interior tem cerimônia de abertura marcada para essa terça-feira, 6, às 19h, no Estádio Municipal Anacleto Campanella, com as delegações de mais de 200 cidades paulistas.

Durante o evento, a cidade vai receber cerca de 1,8 mil equipes, que totalizam 15 mil participantes de 24 modalidades esportivas. O evento oferece a oportunidade para que a população possa assistir gratuitamente as competições que contarão com alguns dos atletas mais importantes do país.

Para o secretário de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Claury Alves da Silva, as competições serão de alto nível técnico. “Tenho certeza que esta edição será um marco na história dos Jogos, pois desde o primeiro momento a Prefeitura de São Caetano se colocou à disposição para fazer deste um grande evento”.

O caráter tecnológico da 73ª edição dos Jogos Abertos do Interior foi debatido recentemente, durante o Congresso Técnico, realizado para definir as chaves das competições entre as cidades. Entre outras novidades, esta edição vai abolir a impressão dos boletins diários de competições – apenas com esta iniciativa, cerca de 100 mil folhas de papel serão economizadas.

“Os boletins serão eletrônicos, disponibilizados em pendrives para as delegações e também no site oficial da competição”, explicou Mauro Chekin, chefe do comitê organizador dos Jogos.

Os Jogos Abertos do Interior

Criados em 1936, os Jogos Abertos do Interior são uma competição organizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a cidade-sede, escolhida através de eleição direta entre os municípios participantes da competição com dois anos de antecedência.

O evento teve início na cidade paulista de Monte Alto, por iniciativa do atleta Baby Barioni, com a disputa de apenas uma modalidade (cestobol ou basquetebol) e a participação de seis cidades fundadoras – Piracicaba, Uberlândia, Mirassol, Monte Alto, Franca e Olímpia. Atualmente, mais de 200 municípios paulistas disputam a competição.

Ao longo dos anos, a competição cresceu e se firmou como a maior competição esportiva amadora da América Latina, congregando atletas que, se já não despontaram no cenário esportivo, têm nesta competição uma grande mola propulsora. Exemplos disto são a lutadora de judô, Edinanci Silva e o lutador de taekwondo Diogo Silva. Ambos são medalhistas nos Jogos Pan-Americanos e já disputaram Olimpíadas.

Os Jogos Abertos certificam ainda sua importância pela participação de equipes de esportes coletivos fortes como o basquete masculino de Franca, a feminina de Ourinhos, o voleibol feminino de Osasco, o handebol masculino da Metodista de São Bernardo do Campo e a de Futebol de Salão de São Caetano do Sul.

Os objetivos dos Jogos Abertos são o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios do Estado e a contribuição para o aprimoramento técnico das 24 modalidades em disputa.

Da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo