Montagem do Poupatempo Móvel requer onze horas de trabalho

Antes da instalação, técnicos planejam percurso do veículo e avaliam condições técnicas como espaço útil e disponibilidade de energia elétrica e água

sex, 02/10/2009 - 19h02 | Do Portal do Governo

(Atualizado em 5 de outubro às 13h50)

Domingo, 8h30, Vila Maria, zona norte de São Paulo. Nove homens se reúnem para encarar uma jornada de trabalho pesado, que vai durar pelo menos 11 horas. Após uma rápida conversa com o coordenador, eles começam a descarregar uma carreta e um caminhão. Os dois veículos transportam equipamentos e materiais que serão utilizados para erguer uma estrutura grandiosa, que se espalha por uma área de até 600 m2. Este ritual, que se repete a cada duas semanas em média, já virou rotina para alguns funcionários do Poupatempo, responsáveis pela montagem das unidades móveis do Programa.

O amontoado de vigas de ferro, retalhos de madeira, lonas, estruturas de plástico e chapas de aço que acabou de ser descarregado será transformado em três grandes tendas – uma de 45m2 e duas de 49m2 – para atender os usuários da região. Na carga, ainda há dezenas de computadores, câmeras fotográficas, impressoras, documentos oficiais, mesas, cadeiras, entre outros aparelhos.

“Temos que ter atenção porque são lonas, computadores e outros aparelhos que exigem um manuseio cuidadoso. Não podemos comprometer o material”, explica o supervisor de infraestrutura do Poupatempo Ernaldo Coutinho Brito, que já está acostumado com o reconhecimento da população. “Quase sempre somos bem recebidos nos bairros. Quando estamos prestes a ir embora, o pessoal costuma perguntar quando vamos voltar”, completa.

Vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp (Tecnologia da Informação), o Poupatempo presta diversos serviços à população há mais de 11 anos. As unidades móveis têm a finalidade de facilitar o acesso de cidadãos que vivem longe dos prédios do Programa ou que não podem comparecer a uma unidade fixa – seja pela falta de tempo ou pela dificuldade financeira para se locomover. Ao todo, o Poupatempo possui 14 unidades fixas e seis móveis – duas carretas na Grande São Paulo e quatro ônibus espalhados pelas cidades de Registro, Sorocaba, Marília e Araçatuba.

Até dia 10 de outubro, uma das carretas do Poupatempo Móvel permanecerá instalada na Vila Maria, bairro da zona norte da capital que possui mais de 112 mil moradores. O atendimento da unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. O veículo está localizado no Clube Escola Vila Maria, também conhecido como Thomaz Mazzoni. O endereço é Praça Presidente Jânio da Silva Quadros, 150.

A população da região tem fácil acesso aos principais serviços do Programa Poupatempo – como emissão de RG, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho – e mais de dois mil serviços eletrônicos do e-poupatempo, como cadastro para vagas do Emprega SP, consulta a multas de trânsito, créditos da Nota Fiscal Paulista, inscrições para concursos públicos e emissão de 2ª via de contas de água e luz.

As taxas oficiais geradas pelos serviços do Poupatempo podem ser pagas na própria unidade, em dinheiro ou por meio de cartão de débito da Nossa Caixa e rede afiliada. Mais informações sobre os serviços prestados, seus requisitos e os roteiros de todos os Postos Móveis podem ser obtidos no Guia de Informações sobre Serviços Públicos, disponível no site www.poupatempo.sp.gov.br.

Confira a programação de janeiro para o Poupatempo Móvel

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo