Governo entrega óculos do Programa Visão do Futuro

5.361 mil alunos receberam prescrição médica para o uso de óculos

qui, 24/09/2009 - 12h35 | Do Portal do Governo

(atualizado às 17h03)

O governador José Serra e a presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), Monica Serra fizeram, nesta quinta-feira, 24, a primeira entrega de óculos do Programa Visão do Futuro. Foram 500 óculos, sendo 300 para alunos da rede estadual e 200 da municipal. Durante o evento, foram entregues também certificados aos principais colaboradores desta etapa do Programa.

O Visão do Futuro é um Programa do Governo do Estado de São Paulo realizado pelo Fussesp em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação e Saúde e a Associação das Consulesas de São Paulo (Aconsp). Durante entrega, Monica Serra ressaltou a importância destas parcerias. “Não poderíamos oferecer esta oportunidade e sonhar com um rendimento escolar melhor para estes alunos sem nossos parceiros”, declarou Monica. “Os professores vão sentir a diferença já na alfabetização das crianças”, completou a presidente.

As secretarias são responsáveis pelo treinamento dos professores para que eles possam realizar testes de acuidade visual nos 134.141 mil alunos matriculados na 1ª série e no 1º ano das redes públicas estadual e municipal da capital.

Após esta triagem, as crianças que apresentam problemas visuais são encaminhadas para os mutirões. Lá, elas foram examinadas por médicos que verificaram a necessidade do uso dos óculos. Uma equipe fica disponível nos mutirões para observar qual modelo de armação pode ser adotado pelo aluno, levando em conta a preferência da criança. Cada óculos recebeu um código de barras com a identificação do usuário. Os óculos (armação e lentes) são doados pela Aconsp.

Das 13.919 crianças que compareceram aos nove mutirões do Visão do Futuro, 5.361 mil receberam prescrição médica para o uso de óculos e terão seus óculos e armações garantidos pela Aconsp.

Os testes de acuidade visual começaram no dia 29 de abril. Ao término dos mutirões e da entrega dos óculos, o Programa terá um diagnóstico completo sobre a saúde visual das crianças entre 6 e 8 anos do ensino público da capital. Além disso, os alunos que apresentarem dificuldades visuais serão acompanhados anualmente pela rede de serviços de Saúde, garantindo assim a continuidade do atendimento. O próximo passo do programa agora é se estender para o interior paulista, em cerca de 20 municípios.

O evento, desta quinta-feira, contou ainda com a apresentação do Grupo Clave de Lata e a presença da apresentadora e embaixadora do programa, Ana Hickmann.

Da Fussesp e do Portal do Governo do Estado de São Paulo