Especial 40 anos do Centro Paula Souza: parcerias levam ensino técnico e tecnológico além das Etecs e Fatecs

Univesp e Telecurso TEC promovem ensino profissional a distância

sex, 25/09/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Além dos 40 anos de ensino técnico e tecnológico de qualidade no Estado, o Centro Paula Souza pode comemorar o resultado de outras ações, nas quais foi parceira ou até mesmo visou outros públicos. Conheça um pouco mais destas ações:

Univesp

Na Universidade Virtual de São Paulo, ele é responsável pelo 1º curso tecnológico público a distância no Estado. Serão abertas 3.200 vagas na graduação semipresencial “Tecnologia em Processos Gerenciais”, no segundo semestre de 2010. Inicialmente, serão oferecidas 80 vagas em cada polo de ensino a distância. Mas o número deve chegar a 3.200 quando os 40 polos estiverem instalados nas 47 Fatecs do Estado.

O curso foi escolhido para atender a alta demanda de profissionais no mercado – estima-se que 70% dos gestores de pequenas e médias empresas do país não tenham formação superior. O curso terá duração mínima de 3 anos, com 70% a 80% das aulas a distância.

Foram capacitados de julho a agosto aproximadamente 200 professores das Fatecs para o desenvolvimento de conteúdos e uso de metodologias online em cursos presenciais. A iniciativa teve como objetivo dar suporte aos professores na elaboração do material didático. Esse conteúdo faz parte da documentação necessária ao credenciamento da instituição no Ministério da Educação (MEC) para a oferta de Ensino a Distância em nível superior.

O acordo com a Univesp também prevê a oferta de cursos extracurriculares de inglês e espanhol com duração de dois semestres aos alunos do Centro Paula Souza.  Serão abertas 10 mil vagas (7.500 de inglês e 2.500 de espanhol) que devem atender, ainda neste semestre, estudantes da Região Metropolitana de São Paulo.

Telecurso TEC

Elaborado pelo Centro Paula Souza, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, em 2007, o Telecurso TEC é um programa para formação técnica e de qualificação profissional de ensino a distância. São oferecidas três modalidades: presencial, aberta (televisão) e online. O investimento total no Telecurso TEC foi de R$ 20,4 milhões, sendo 11,3 deles provenientes da Fundação Roberto Marinho.

Possui cursos de Administração Empresarial, Secretariado e Assessoria e gestão de Pequenas Empresas, cada um deles com carga horária de 800 horas, dividas em três módulos de 16 semanas. Ao final de cada módulo, o aluno se submete ao exame presencial. Concluídos os três módulos, obtém o diploma de técnico com validade nacional. Os próximos cursos a ser implantados são Turismo, vendas e Representação Comercial.

Desde agosto de 2008, foram disponibilizadas aproximadamente 50 mil vagas para estudantes do Ensino Médio de 720 escolas estaduais. Foram implantadas 1.250 tec-salas, cada uma delas com um orientador especialmente capacitado pelo Paula Souza para a aplicação do programa e equipadas com computadores, aparelhos de TV e DVD, além de conjuntos de DVDs com as aulas do Telecurso TEC. A Secretaria da Educação adotou como critério de escolha das escolas a vulnerabilidade social e juvenil.

Qualificação e Requalificação

Independentemente de escolarização prévia, o trabalhador a partir de 16 anos também tem acesso à qualificação e à requalificação profissional, por meio do programa de Formação Inicial e Educação Continuada do Centro Paula Souza. Desde o início do programa, em 1996, mais de 230 mil trabalhadores passaram por cursos em diversas áreas.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo