Programa do Governo leva jovens carentes para o palco

Espetáculo faz homenagem ao cinquentenário da morte do compositor Heitor Villa-Lobos

ter, 22/09/2009 - 13h09 | Do Portal do Governo

Atualizado às 22h05

O governador do Estado de São Paulo, José Serra, prestigiou a apresentação de dança “Villa-Luz” do Programa Fábricas de Cultura na terça-feira, 22, no Theatro São Pedro na capital paulista. Ao todo, quarenta jovens com idades entre 14 e 19 anos subiram ao palco pela primeira vez para o “Villa-Luz”. Inspirado na obra e biografia de Heitor Villa-Lobos, a apresentação aconteceu também na quarta-feira, 23, com entrada franca. Também participaram do evento o secretário de Cultura João Sayad, o representante do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) Ronaldo Rotter e Lorenzo Mami, diretor da Organização Social Assaoc que gere o projeto.

O Governo de São Paulo promove a construção de nove edifícios, distribuídos por regiões com baixos indicadores sociais na Capital – Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Sapopemba e Vila Curuçá (zona leste); Brasilândia, Cachoeirinha e Jaçanã (zona norte); Capão Redondo e Jardim São Luís (zona sul). Os prédios se tornarão polos de formação e difusão artística e cultural do programa Fábricas de Cultura (Programa Cultura e Cidadania para a Inclusão Social – PCCIS), que realiza ações artístico-culturais (circo, teatro, dança, música e cultura) destinadas a crianças e jovens, entre 8 e 19 anos, moradores dessas regiões.

“Nós vamos construir os centros até o começo do ano que vem. A previsão de entrega é março. São os três primeiros centros: Cachoerinha, Capão Redondo e Jaçanã. No total, serão dez centros. Nós já gastamos com o Fábricas de Cultura R$ 40 milhões”, afirmou Serra. Até o final de 2010, serão inaugurados os nove centros culturais, que já estão em construção, além da sede do Projeto no Parque BelémTatuapé. “Esse é o programa mais importante da Secretaria da Cultura. É um programa ambicioso, complicado e criativo”, completou o secretário de Cultura João Sayad.

O espetáculo

Dirigido pela coreógrafa e bailarina Susana Yamauchi, a proposta de “Villa-Luz” é levar à cena a miscigenação da cultura brasileira. O processo de pesquisa para a criação coreográfica lançou um desafio para os jovens do grupo: buscar Villas-Lobos pelas origens da cultura brasileira. “Villa-Lobos compôs sua obra buscando mostrar a alma do povo brasileiro por meio da música. Isso nos inspirou para construir esse espetáculo. Recolhendo histórias de família por meio de relatos, fotos e cartas, reencontramos personagens esquecidas no tempo e conhecemos outras que nem sabíamos existir. Assim, descobrimos origens emocionais e tentamos entender aquilo que nos une como povo para também entender melhor nossas grandes diferenças,” explica Susana.

“Villa-Luz” é o primeiro espetáculo de uma série de dez montagens que serão apresentadas em um festival programado para novembro. Os espetáculos integram o projeto Villa na Vila – em que todas as peças são inspiradas na biografia e obra de Heitor Villa-Lobos, mas sempre levando em consideração questões ligadas à comunidade em que os jovens estão inseridos.

O projeto tem como proposta oferecer aos jovens uma experiência aprofundada nas artes do espetáculo. Ao longo de um ano, são realizados ensaios, vivências que utilizam simultaneamente as linguagens do teatro, da dança, da música e do circo, e atividades de sociabilidade e ampliação do repertório cultural. Esse processo culmina com a criação de um espetáculo com a participação de cerca de 120 jovens, com idade entre 14 e 19 anos, em cada distrito.

Fábricas de Cultura

Coordenado por Márcio Aurélio (Diretor Artístico), Ari Colares (Música), Susana Yamauchi (Dança), Mário Bolognese (Circo), o programa atende, atualmente cerca de 2 mil jovens e crianças.

Os Centros Fábricas de Cultura são equipamentos culturais com 4,8 mil m2, que terão diversos espaços de múltiplo uso e salas específicas para as atividades práticas de teatro, dança, música e circo, sala de audiovisual, ateliê de artes plásticas, oficina de cenografia e figurinos, biblioteca e um amplo teatro totalmente equipado.

O Programa foi implantado pela Secretaria da Cultura, que obteve financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de apoio do Fundo Especial Japonês.

Da Secretaria da Cultura