Farmácias Dose Certa completam cinco anos

Foram investidos mais de R$ 859 mil para a construção das unidades

seg, 14/09/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Criadas para facilitar o acesso gratuito da população aos medicamentos de atendimento básico à saúde, as Farmácias Dose Certa, completaram este mês – dia 13 de setembro – cinco anos de funcionamento. Durante esse período, já foram atendidas aproximadamente 2 milhões de receitas médicas e distribuídos mais de 125 milhões de medicamentos nas 21 unidades das farmácias na cidade de São Paulo. 

Implantadas pelo Governo, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Fundação para o Remédio Popular (FURP), as unidades disponibilizam 67 produtos gratuitamente à população dependente do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os medicamentos disponíveis estão analgésicos, antitérmicos, antiinflamatórios, xaropes, pomadas, além de medicamentos destinados a Saúde Mental e Saúde da Mulher. Desde a sua criação, o Governo já investiu mais de R$ 859 mil na construção e infraestrutura das unidades. 

Balanço realizado pela FURP apontou que só em 2008, 50% das pessoas que utilizaram os serviços das farmácias faziam tratamento contra a hipertensão. Outras 25%, procuraram as unidades em busca de medicamentos relacionados à saúde mental. 

O índice de aprovação da população à Farmácia Dose Certa chegou a 98%, segundo pesquisa realizada pelo IBOPE em janeiro deste ano. A avaliação do atendimento como bom ou ótimo atingiu 95%. 

67 tipos de medicamentos  

As Farmácias Dose Certa foram instaladas em locais de fácil acesso como estações do Metrô, da CPTM e ônibus. A primeira unidade foi inaugurada na estação do Metrô Clínicas. Em seguida, vieram as unidades de Ana Rosa, Saúde, Sé, Brás, Carrão, Itaquera, Barra Funda, Santana, Tucuruvi, Martins Fontes (ambulatório), Terminal Metropolitano de São Mateus (EMTU), Santo Amaro, Piqueri, Perus e Guaianazes (CPTM), Pedreira, Sapopemba, Santa Marcelina (hospitais) e Vila Mariana (Metrô). 

Dedicada totalmente a população de São Paulo, cada farmácia conta com um farmacêutico e uma equipe de atendentes totalmente capacitados para orientar e esclarecer dúvidas dos usuários sobre o uso correto do medicamento. Para retirar o medicamento, é necessário apresentar receita médica, emitida pela rede pública de saúde, contendo o nome do principio ativo do medicamento. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. 

Parcerias 

No início de 2009, o Hospital Estadual do Mandaqui, Pedreira e Santa Marcelina firmaram uma parceria com a Fundação. As unidades são responsáveis pela gestão de Recursos Humanos das farmácias, instaladas dentro dos hospitais. 

Também há uma unidade instalada fora da Capital da São Paulo, localizada no município de Cotia. Essa parceria beneficia mais de 40 mil pessoas, moradores da região. A prefeitura é responsável pela administração da farmácia, enquanto a FURP responde pelo treinamento e capacitação dos funcionários que atuam na unidade. 

Um projeto piloto, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, foi adotado nas farmácias de Pedreira, Mandaqui e Guaianazes. Além dos 67 medicamentos disponibilizados pela FURP, a prefeitura acrescentou mais 64 produtos, totalizando em 131 itens. Neste caso, para o usuário ter acesso ao medicamento, é necessária a apresentação da receita médica (de uma unidade pública ou privada) desde que venha acompanhado do cartão do SUS, emitido no município de São Paulo.

Da Fundação para o Remédio Popular