Metrô faz 35 anos e entrega 6° novo trem

Nos próximos meses outras 10 composições entrarão em funcionamento

seg, 14/09/2009 - 10h11 | Do Portal do Governo

(atualizado às 19h30)

O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, entregaram nesta segunda-feira, 14, o 6º novo trem da Linha 2-Verde do Metrô. Também nesta segunda, o Metrô completou 35 anos de operação comercial, sendo o mais antigo do país.

A previsão é que o sistema atinja a marca de 18,9 bilhões de passageiros transportados, quase três vezes a população da Terra. Com quatro linhas e 127 trens, o sistema transporta cerca de 3,3 milhões de pessoas, todos os dias. “Estamos vivendo o maior momento de investimento na CPTM e no Metrô. Nunca se investiu tanto quanto nesse governo no transporte coletivo”, disse o governador Serra durante a cerimônia.

O 6º novo trem da Linha 2- Verde vai se juntar às outras cinco novas composições que já estão rodando. Com capacidade para transportar 2 mil passageiros, este trem integra um grupo de 47 que entrarão em circulação até 2010, como parte do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos. Entre as novidades estão dispositivos que aumentam o conforto e a segurança dos passageiros.

Os trens contam com ar condicionado em todos os vagões; o nível de ruído foi reduzido; as portas são mais largas para facilitar o embarque e desembarque; quatro câmeras de segurança internas e uma externa monitoram a operação em cada vagão; e os freios são antideslizantes e antiderrapantes, para garantir uma parada suave. O design externo, mais limpo e com a nova comunicação visual nas cores da Linha 2-Verde, é outro atrativo do trem.

No evento, o governador ressaltou também o investimento em transporte coletivo, não só nos trilhos (CPTM e Metrô), como nos corredores metropolitanos. “Nós também estamos fazendo investimentos em corredores de ônibus, como é o caso no interior de São Paulo, que envolve toda a região de Campinas e outro que começa em São Mateus e corta toda a região do ABC”, completou Serra.

Também estiveram presentes na entrega o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o ex-governador, Laudo Natel, que fez sua gestão na época da inauguração do Metrô.

História do Metrô

A Companhia foi fundada em 1968. Em 14 de setembro de 1974, entrou em funcionamento o primeiro trecho, de sete quilômetros, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana. Na época, o Metrô ficava aberto de segunda à sexta-feira, das 09h às 13h, transportando pouco mais de 2,5 mil pessoas.

De lá para cá, a rede cresceu para os atuais 61,3 quilômetros, com 55 estações e uma das maiores capacidades operacionais do mundo, com 11,7 milhões de usuários por quilômetro de linha e 3,46 mil viagens diárias. O Metrô passa por uma auditoria internacional, anualmente, e é considerado um dos mais eficientes e seguros do mundo. “Hoje, há duas grandes coisas para se comemorar: a história do Metrô, iniciada por empreendedores corajosos, e a retomada de investimentos significativos que nos possibilitarão entregar à cidade uma rede de 240 quilômetros em 2010/início de 2011”, disse Portella.

Também lidera a pesquisa “Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo”, realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Numa enquete mais recente, feita em 2008 pela LPM-Pesquisas, alcançou 82% de avaliação excelente/bom.

Plano de Expansão

Hoje, o Metrô passa pela maior transformação de sua história. Três novas linhas estão em construção. Outras quatro em fase de projeto. Desta forma, até 2010 a abrangência da rede será quadruplicada. Além disso, 41 novos trens estão a caminho (cinco já foram entregues) e 98 da frota atual passarão por uma reforma completa. O investimento faz parte do pacote de R$ 20 bilhões do Governo do Estado, por meio do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos.

Do Metrô