Programa Visão do Futuro chega ao interior

Municípios devem manifestar interesse no projeto ainda neste mês

seg, 14/09/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Atualizado às 14h25

A partir deste mês, os municípios do interior do Estado interessados em aderir ao Programa Visão do Futuro devem procurar a Secretaria da Educação para planejamento da implantação do projeto em 2010. A boa notícia é resultado do sucesso que o programa obteve na primeira fase implantada na capital, no início deste ano.

A iniciativa pioneira do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social do Estado de São Paulo (FUSSESP), com apoio da Secretaria, realiza uma triagem oftalmológica nos alunos da rede estadual de ensino e encaminha casos de deficiência visual aos serviços de públicos de saúde. Os óculos são fornecidos gratuitamente aos estudantes.

“O programa Visão do Futuro mostrou um resultado muito positivo. Cuidar da saúde de nossos alunos é cuidar para que aprendam e absorvam ao máximo o conteúdo em sala de aula”, afirma o secretário d Educação Paulo Renato Souza.  

Em 2009, a iniciativa capacitou 4,8 mil professores que realizaram nas salas de aulas a primeira etapa do programa. Por meio dos testes de acuidade visual, aplicados pelos docentes, foi possível identificar os alunos com sintomas que denunciam a existência de algum problema de visão.

Ao todo, 133 mil alunos entre 6 e 8 anos matriculados na 1ª série do Ensino Fundamental foram avaliados. Mais de 46 mil estudantes tiveram problemas de visão detectados durante a triagem e foram encaminhados aos exames médicos ambulatoriais, que acontecem aos sábados. Até o momento, cinco mil crianças já ganharam óculos do programa, mas esse número ainda pode crescer durante os próximos mutirões. 

O último mutirão aconteceu nesse sábado, 12, quando cerca de três  mil crianças foram submetidas a exames oftalmológicos gratuitos, em grandes hospitais da capital.

Parcerias

O programa Visão do Futuro também conta com a parceria de outras entidades como a Santa Casa de Misericórdia, Unifesp, Secretaria da Saúde e secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social. Outro importante apoio vem da Associação das Consulesas (Aconsp), que doa os óculos para as crianças.

Secretaria da Educação