Especial Braille: Metrô amplia acessibilidade nas estações e trens

Adaptações da rede metroviária serão entregues até 2010

sáb, 29/08/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

O Plano de Expansão São Paulo prevê a implementação de diversas medidas que facilitam a acessibilidade na rede do Metrô. Entre as adaptações previstas estão a instalação de pisos táteis que conduzem o usuário portador de qualquer grau de deficiência visual do corredor da estação até a porta do vagão. Até o próximo ano, o Governo de São Paulo vai concluir todas as intervenções necessárias na rede metroviária.

Entre as ações para reorganizar o espaço físico das estações, o Metrô vai instalar 25 elevadores e 32 plataformas elevatórias para ajudar deficientes físicos e visuais a se locomover. Novas escadas rolantes serão colocadas ou adequadas e as laterais dos degraus e o piso dos equipamentos vão receber sinalização. A medida vai evitar que os usuários coloquem seus pés muito próximos ao rodapé. Já a sinalização de alerta no piso vai auxiliar pessoas com baixa visão porque destaca o limite entre a parte móvel e a parte fixa, o que diminui nos acidentes nessa região das escadas. O Plano de Expansão prevê ainda a instalação de informações táteis para orientar deficientes visuais sobre a utilização das plataformas de elevação e dos elevadores instalados nas estações.

Outra medida já em funcionamento em algumas estações é o piso tátil. O sistema orienta a circulação das pessoas com deficiência visual que fazem uso de bengalas para localização, desde os acessos à estação até o local de embarque e desembarque nas plataformas. Isso permite o deslocamento deste público com autonomia no interior da estação. Uma faixa branca ao longo da borda das plataformas e a sinalização visual de alerta na lateral dos degraus das escadas fixas vão completar o sistema de sinalização no chão e facilitar o deslocamento de idosos e pessoas com deficiência visual.

Entre outras atividades voltadas às pessoas com deficiência visual ainda está a criação de um sistema de comunicação para os usuários. A qualquer momento, o passageiro poderá solicitar auxílio ou informações utilizando os intercomunicadores instalados nas áreas interna e externa das estações. Os aparelhos vão facilitar pedidos de auxílio ou de informação feitos por pessoas com deficiência.

Por fim, o Metrô vai mudar até o sistema de coleta da água da chuva para oferecer mais conforto às pessoas com deficiência visual. As grelhas de captação de água pluvial e de resíduos da limpeza serão substituídas por outras mais estreitas. O objetivo é evitar a queda de cadeirantes e de pessoas com deficiência física e impedir que a bengala de rastreamento utilizada pelas pessoas com deficiência visual enrosque na grelha.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo e do Metrô