Especial Semana Braille: SP capacita 83 mil professores para ensinar pessoas com deficiência

Secretaria da Educação vai destinar mais de R$ 90 milhões para treinar educadores

qui, 27/08/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

Entre 2000 e 2009, o Governo do Estado de São Paulo capacitou mais de 83 mil professores da rede estadual para identificar, lidar e ensinar alunos com algum tipo de deficiência. As orientações foram oferecidas pelo Cape (Centro de Apoio Pedagógico Especializado), órgão da Secretaria Estadual de Educação. Em 2009, está prevista a aplicação de R$ 90,2 milhões em investimentos na área – 9% mais que o total destinado em 2008.

Criado para formular políticas de inclusão na maior rede de educação do Brasil, o Cape desenvolve capacitações a docentes, diretores, supervisores e professores coordenadores de oficina pedagógica das cerca de 5,5 mil escolas estaduais. Apenas em 2008, cerca de 25 mil educadores foram capacitados nas 91 Diretorias de Ensino do Estado. Os treinamentos envolvem todos os tipos de deficiência: motora, visual, física, auditiva e mental.

O Cape é também o órgão da Secretaria responsável por capacitar professores para a identificação de alunos com superdotação (com altas habilidades), com autismo, com déficit de atenção ou hiperatividade. Sua equipe é formada por psicólogos, fonoaudiólogos e professores especializados. Além disso, produz materiais destinados a alunos com necessidades especiais.

Em 2009, a Secretaria da Educação vai ampliar seus recursos voltados aos estudantes com deficiência. Sua meta é produzir mais de um milhão de materiais adaptados, como livros em braille e cadernos adaptados. O volume é quase o dobro do produzido em 2008.

A rede estadual de ensino atende a 54.594 alunos com deficiências. Para isso, oferece 1.073 salas de recursos voltadas para atividades complementares aos estudantes. Os alunos com deficiência são matriculados em classes regulares e utilizam as salas de recursos no contra-turno, de acordo com suas necessidades.

Conheça alguns cursos oferecidos pela Secretaria por meio do Cape:
– Práticas e recursos na área de deficiência mental
– Informática para alunos com deficiência visual
– Identificação e conceitos pedagógicos para alunos disléxicos e com déficit de atenção e hiperatividade
– Atendimento para alunos em classes hospitalares
– Ensino de língua portuguesa para surdos
– Curso de Libras – Linguagem Brasileira de Sinais
– Olhar para altas habilidades
– Sexualidade na deficiência mental
– Curso de uso do Soroban para alunos com deficiência visual
– Simpósio sobre educação inclusiva

Da Secretaria da Educação e do Cape