FAPESP ajudará bibliotecas na compra de publicações científicas

Meta é atualizar o acervo de bibliotecas vinculadas a instituições de ensino superior e pesquisa

sex, 21/08/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) lançou nesta semana a sexta chamada do Programa FAP-Livros. O objetivo dessa iniciativa é apoiar a aquisição de livros, e-books e publicações em outras mídias, destinados à pesquisa científica e tecnológica. Essas publicações irão atualizar o acervo de bibliotecas vinculadas a instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas. 

Após aquisição, as obras deverão, obrigatoriamente, compor o acervo da biblioteca da unidade e ser colocadas à disposição do público.

O valor reservado para apoio ao conjunto de solicitações aprovadas nesta chamada é de até R$ 25 milhões. Podem participar, bibliotecas que tiveram pesquisadores vinculados a solicitações de qualquer natureza apoiadas pela FAPESP no período de 2003 a 2009 – cada biblioteca poderá apresentar uma única proposta consolidada.

As obras solicitadas deverão ser avalizadas por um dos pesquisadores que receberam apoio da fundação. Um mesmo pesquisador poderá avalizar mais de uma obra.

Serão valorizadas propostas que envolvam consórcios de bibliotecas para a aquisição unificada e disponibilização a múltiplas instituições, da mesma natureza de e-books ou publicações em outras mídias, disponíveis na internet.

A chamada não se destina a apoiar o pagamento de assinaturas de publicações periódicas impressas ou eletrônicas ou de acesso a base de dados.

As bibliotecas proponentes serão responsáveis pela catalogação dos livros adquiridos pelo Programa FAP Livros em, no máximo, cinco meses após o recebimento; implantação de sistema de segurança que garanta o seu acervo e garantia de manutenção do acesso aos e-books ou às publicações em outras mídias, com recursos próprios, por no mínimo cinco anos.

As propostas deverão ser encaminhadas por meio eletrônico pelo Sistema de Apoio à Gestão da FAPESP (SAGe), em www.fapesp.br/sage.

O texto integral da chamada do Programa FAP-Livros – Fase VI, está na página www.fapesp.br/materia/5288.

Da FAPESP