Programa Vivaleite beneficia 700 mil crianças e idosos do Estado

Por mês, são distribuídos 11 milhões de litros fornecidos por pequenos produtores

seg, 17/08/2009 - 14h23 | Do Portal do Governo

Toda segunda-feira, a desempregada Adriana Cardoso Lamas acorda por volta das 7h e, com uma sacola nas mãos, caminha até o Centro Social Nossa Senhora do Rosário, localizado na zona oeste da capital paulista. O trajeto, que se repete às quintas-feiras, tem um único objetivo: buscar leite para os quatro filhos.

Adriana faz parte do Programa Vivaleite, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Assim como os filhos dela, outras 624 mil crianças que vivem nos 645 municípios do Estado de São Paulo são beneficiadas com a iniciativa. Ao menos 80 mil idosos da capital e grande São Paulo também integram o programa, que distribui 11 milhões de litros de leite por mês.

O programa garante maior segurança alimentar aos filhos de Adriana. “Os quatro litros que pego são suficientes para alimentar meus filhos durante a semana”, diz. O aposentado Dejair Santos, de 74 anos, também visita o Centro Social religiosamente. “Nunca encontro filas. É só chegar aqui e pegar”, afirma. O leite obtido pelo ex-zelador é consumido também pela mulher e pela filha. Só o Centro Social Nossa Senhora do Rosário dá quase dois mil litros de leite por mês.

A distribuição do leite no local é feita pessoalmente pela assistente social Rosely Toledo de Souza. Enquanto chama cada beneficiado do programa pelo nome, ela explica a complexidade do Vivaleite. “Além de suprir a necessidade alimentar, é uma forma de socialização, é uma maneira de legitimar a cidadania”, afirma. Durante a entrega, ela conversa sobre o dia-a-dia, pergunta as condições de saúde da pessoa e da família, questiona sobre a educação dos filhos e a convivência em casa e oferece ajuda quando necessária.

Economia aquecida

O projeto Vivaleite movimenta a economia e o mercado de trabalho. Isso porque o Estado de São Paulo compra o leite do Vivaleite de pequenos produtores – 90% dos fornecedores se encaixam neste perfil e, de cada quatro litros de leite pasteurizado no Estado, um é consumido pelo Vivaleite. O governo paulista investe R$ 180 milhões no projeto.

Funcionamento

A prioridade do Vivaleite são crianças de seis meses a seis anos e onze meses de idade, cujas famílias tenham “chefes” desempregados e mães sejam arrimos de família. No caso dos idosos, a preferência é para quem tem mais de 65 anos e seja portador de doença crônica ou que precise de uso contínuo de medicamentos.

O leite oferecido pelo programa é enriquecido com vitaminas A e D e ferro e possui teor de gordura mínimo de 3% – o que ajuda a combater doenças. O Vivaleite não é apenas uma ação social, é uma ação de saúde pública.

Cada família recebe 15 litros de leite por mês. Na capital, a distribuição é feita por entidades organizadas pela própria população e, no interior, pelas prefeituras. Para fazer parte do programa, basta procurar as prefeituras e se inscrever. Na capital, perguntar diretamente para a secretaria da Agricultura, que coordena o programa 0800-0554566.

*Ouça entrevista do governador José Serra sobre o Programa Vivaleite

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo