Começam as obras da extensão da Linha-5 Lilás do Metrô

São Paulo terá três linhas de metrô em obras ao mesmo tempo

seg, 17/08/2009 - 9h42 | Do Portal do Governo

Atualizado às 16h

O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, acompanharam o início das obras de prolongamento da Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo 13) do Metrô, na região de Santo Amaro (Zona Sul), nesta segunda-feira, 17. A extensão será implantada no trecho Largo 13-Chácara Klabin, com construção inicial da futura estação Adolfo Pinheiro. Com o início dos trabalhos, somado às obras da Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz) e à extensão da 2-Verde (Alto do Ipiranga-Vila Madalena), a cidade de São Paulo terá, simultaneamente, obras em três linhas do Metrô.

A inauguração da estação Adolfo Pinheiro está prevista para o primeiro semestre de 2011. Hoje, já está em operação um trecho da Linha 5, que começa no Largo 13 e vai até o Capão Redondo. Quando completa, em 2012, a linha irá até a estação Chácara Klabin e transportará mais de 640 mil pessoas por dia. A média atual de usuários é de 125 mil diariamente.

“É importante ter em mente que o número de passageiros transportados na Linha 5 vai saltar da casa dos 100 mil/dia para 600 mil/dia e o número de quilômetros passará dos atuais 8,5 para cerca de 20. Outro dado importante é a questão da integração, a Linha 5 vai se integrar com a Linha 1-Azul, formando uma rede e o metrô, para funcionar bem, tem que ser como uma teia de aranha embaixo da cidade e é isso que está acontecendo”, afirmou o governador José Serra.

Serão aproximadamente 20 quilômetros de trilhos e 17 estações. Na sequência de Adolfo Pinheiro, as novas estações serão: Alto da Boa Vista, Brooklin-Campo Belo, Borba Gato, Água Espraiada, Ibirapuera, Moema, Hospital do Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin. A construção do segundo trecho será dividida em duas fases e o investimento nas obras de prolongamento da Linha 5 será de quase R$ 5 bilhões.

“Com a reorganização que o Serra fez nas finanças da prefeitura, nós podemos hoje tranquilamente honrar os compromissos de investimento no Metrô, sendo R$ 1 bilhão na primeira gestão e mais 1 bilhão na segunda gestão”, disse o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

A Linha 5 seguirá pelo centro de Santo Amaro, e prosseguirá pelos eixos das avenidas Adolfo Pinheiro, Santo Amaro e Ibirapuera, continuando pela Rua Pedro de Toledo, atendendo aos bairros de Brooklin, Campo Belo, Ibirapuera, Moema, Vila Clementino, Vila Mariana e Chácara Klabin.

“Hoje está sendo dado mais um passo de uma decisão tomada ainda na época da transição do governo, quando foi elaborado o Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos. Com o início das obras da linha 5, teremos simultaneamente três frentes de obras do Metrô”, afirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella.

Linha 4-Amarela e Tatuzão

As obras da Linha 4-Amarela, que vai da Vila Sônia ao centro da cidade, estão na reta final. No último dia 14, foi encerrado o trabalho da máquina que se tornou a grande estrela da obra, por suas dimensões e curiosidades. O Megatatuzão (Shield), especialmente projetado para a construção da Linha-4, concluiu o trecho do túnel entre as estações República e Luz. As escavações foram iniciadas na região da futura estação Faria Lima em março de 2007.

Como previsto, as estações Faria Lima e Paulista entrarão em operação no 1º trimestre de 2010. Para o 2º trimestre de 2010, a previsão é que as estações Butantã, República e Luz também estejam operando. A estação Pinheiros será inaugurada no 3º trimestre do próximo ano.

Quando encerrar os trabalhos, o Megatatuzão terá escavado 7,5 quilômetros de túneis. Desde a Faria Lima, passando por Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Higienópolis-Mackenzie, República e Luz. O equipamento, de 1,8 toneladas e 75 metros de comprimento será desmontado, já que cada máquina deste tipo é feita sob medida para cada túnel.

Linha 2-Verde e Estação Sacomã

A construção dos mais de quatro quilômetros de túneis e das três estações novas da Linha 2-Verde está próxima do fim. A estação Sacomã será a primeira a ser entregue, ainda em 2009, sob a Rua Greenfeld, com duas entradas, fazendo interligação por meio de uma passarela com o terminal de ônibus da SPTrans. Sacomã irá receber, diariamente, cerca de 76 mil pessoas.

Já Tamanduateí e Vila Prudente estarão prontas em março de 2010. A partir daí, a capacidade de atendimento da Linha 2-Verde, que hoje é de 420 mil usuários por dia, saltará para 835 mil. As novidades da linha podem ser percebidas também nos trilhos, com cinco novos trens circulando desde março. Outros onze começarão a rodar até o final deste ano.

Expansão SP 

Até 2010, o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano receberá do Governo do Estado R$ 20 bilhões, o maior investimento já realizado no setor. Um dos principais objetivos é quadruplicar o número de linhas com qualidade de metrô, dos atuais 61,3 quilômetros para 240 quilômetros, sendo 160 quilômetros em forma de metrô de superfície, na CPTM. Além da expansão das linhas, os recursos já estão sendo utilizados para a compra de 107 novos trens, a reforma das composições antigas e a implantação de um novo sistema de sinalização.

Do Metrô