Parque Villa Lobos terá diversas atrações para o público

Na tenda "Novidades no Parque", os frequentadores conferem as novas opções

qua, 22/07/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Os paulistanos vão ganhar mais opções de lazer no Parque Villa-Lobos. A partir desta quinta-feira, 23, eles já poderão conferir as novidades que serão implantadas pela Secretaria do Meio Ambiente. Para isso, basta ir até a tenda “Novidades no Parque” e ver os novos projetos e as opções de lazer oferecidas no local.

Outra novidade é o espaço Villa Ambiental, que integra o projeto Criança Ecológica da secretaria. Agora ele estará aberto ao público em geral. Nesse local, as crianças vão participar de atividades divertidas e educativas para aprender mais sobre a água, fauna, flora, poluição, aquecimento global e importância de proteger o meio ambiente.

As visitas ao Villa Ambiental podem ser feitas em sete horários durante o período diurno. O visitante deve retirar uma senha na tenda “Novidades no Parque” pelo menos 10 minutos antes do início do passeio. Na tenda, também é possível assistir a uma animação do Projeto Criança Ecológica e conhecer toda a turma de defensores do meio ambiente. A tenda funcionará até dia 2 de agosto. 

Novidades do Parque

O parque oferecerá opções para todos os gostos. Para quem quiser apenas descansar, haverá espaços para relaxar e ouvir música; para os amantes da natureza, será possível observar a flora e a fauna. Confira:

Ouvillas – As pessoas poderão sentar e relaxar em taludes e espreguiçadeiras ao som de Heitor Villa-Lobos, compositor brasileiro que dá nome ao Parque. O repertório será cedido e selecionado pela Rádio Cultura.O “Ouvillas” está previsto para ser inaugurado em setembro de 2009.

Circuito das Árvores – Os visitantes terão o privilégio de andar junto com os pássaros ao conhecer o “Circuito das Árvores”. A passarela terá até 5 metros de altura para possibilitar a observação da fauna e flora que normalmente não vemos. As espécies de árvores e aves serão identificadas ao longo do caminho- que terá acesso para portadores de mobilidade reduzida. A inauguração também está prevista para setembro de 2009.

Nova Sinalização – A identidade visual será renovada e ampliada para dar conta de suas novidades. As indicações de quilometragem nas pistas de corrida e na ciclovia ganharão novo visual, facilitando a prática de esportes. Também passará a ser indicada uma área de Observatório de Pássaros, onde haverá placas mostrando as espécies de aves que podem ser vistas no parque. A implantação da nova identidade visual está prevista para setembro de 2009.

Coleta de Recicláveis – O parque terá locais específicos para a coleta de recicláveis e óleo de cozinha usado. Os coletores ficarão em cada uma das entradas. O descarte dos cocos será feito de uma maneira especial. Como uma brincadeira, o visitante colocará o coco no recipiente, começará a pedalar e verá o coco vazio fazer seu percurso até o lixo adequado. Todos os cocos jogados serão reciclados. A implantação da Coleta de Recicláveis está prevista para outubro de 2009.

Orquidário Ruth Cardoso – Os visitantes poderão acompanhar a beleza dessa espécie com a inauguração do Orquidário Ruth Cardoso, que leva o nome da antropóloga. Com um belíssimo espelho d’água em volta, o orquidário será a nova sede das oficinas de orquídeas que acontecem todos os meses. A inauguração está prevista para novembro de 2009.

Nova sede da Polícia Militar – A atual gestão da secretaria viabilizou uma nova sede permanente para o efetivo de 160 homens da Polícia Militar. O espaço de 425 m2 está localizado entre as duas entradas principais da Avenida Prof. Fonseca Rodrigues e possui salas para atendimento, cozinha, vestiário e até um minianfiteatro. A nova sede deverá ser inaugurada em agosto de 2009.

Nova sede da administração – Ela ficará no espaço próximo à lanchonete, perto da entrada que dá acesso às quadras de tênis. Com 770 m2, a administração possuirá depósito, oficina, cozinha, refeitório e vestiário para funcionários do Parque. A nova administração será inaugurada em setembro de 2009.

Centro de Referência em Educação Ambiental (CEREA) – Livros, revistas e DVDs sobre meio ambiente estarão disponíveis nesse espaço. O local também terá um anfiteatro para palestras e congressos, além de salas para reuniões e exposições. O ambiente de 3.150 m2 estará aberto ao público em geral para a realização de pesquisas e visitas. A inauguração está prevista para abril de 2010.

Vai pela sombra – Para permitir que as pessoas aproveitem mais a sombra e outros benefícios da vegetação, foi criada a trilha “Vai pela Sombra”. O caminho é feito de pedriscos – uma boa opção para quem faz caminhada ou corre, pois reduz o impacto nas articulações. Pelo caminho, placas indicativas mostram as principais espécies de flora presentes na trilha e suas origens. O “Vai pela Sombra” foi finalizado em janeiro de 2009.

Espaço Villa Ambiental – As crianças de 8 a 10 anos agora têm um lugar especial para aprender sobre o meio ambiente: o Villa Ambiental, um dos espaços do Criança Ecológica, projeto de educação ambiental da secretaria. As escolas podem agendar uma visita ao Villa Ambiental ou a um dos outros espaços do projeto – Verde Vivo, Bicho Legal, Água Amiga e Floresta Legal. Mais informações no site www.criancaecologica.sp.gov.br, ou pelo telefone (11) 3023-2229 / 0316. O Villa Ambiental foi inaugurado no dia 19 de março de 2009.

Da Secretaria do Meio Ambiente