Secretarias do Governo ampliam participação em redes sociais

Resolução da Secretaria de Gestão Pública libera acesso de funcionários públicos às ferramentas

seg, 20/07/2009 - 13h25 | Do Portal do Governo

Atualizado em 30 de julho às 16h50

Depois da nova determinação da Secretaria de Gestão Pública que prevê a liberação do acesso a redes sociais dentro de órgãos públicos no Estado de São Paulo, as Secretarias, Autarquias, Fundações e Empresas do Governo paulista estão expandindo seu relacionamento com os cidadãos por meio das teias sociais. Pelo menos 25 órgãos públicos já estão no Twitter.

Uma das primeiras entidades a efetivar o relacionamento social via rede foi a Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo. Desde abril de 2009, o órgão mantém perfis ativos no Twitter (twitter.com/governosp), Orkut, YouTube, Flickr e Facebook. Só no Twitter são 5.510 seguidores. O objetivo da iniciativa é prestar contas das ações de governo à sociedade e, por meio desses instrumentos, atualizar os cidadãos com os direcionamentos das políticas públicas.

O próprio Governador de São Paulo José Serra é adepto das redes sociais e incentiva a disseminação da ideia. Serra possui um perfil ativo no Twitter (twitter.com/joseserra_) por meio do qual informa sobre inaugurações de prédios públicos, anuncia investimentos, campanhas de saúde, entregas de obras, responde dúvidas, divulga balanços e números e opina sobre assuntos diversos como futebol e novas tecnologias. Ao todo, o Governador conta com 37.360 seguidores no microblog e acompanha 4.861 pessoas (dados de 20 de julho, às 13h).

Mais recentemente, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, já possui perfis no Orkut, Facebook, Twitter (twitter.com/IpemSP) e no Flickr – um compartilhador de imagens. “O Ipem vai divulgar todas as suas informações nas redes sociais, seguindo assim a orientação do governador José Serra, que é usuário e entusiasta das novas redes de comunicação”, afirma o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

Outra entidade que mergulhou nas redes sociais é a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Desde 14 de julho, a Pasta tem perfis no Twitter (twitter.com/deficienciasp) e no Facebook. Os dois veículos de comunicação vão divulgar informações relevantes para pessoas com deficiência bem como notícias da própria Pasta. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social também está no Facebook, no YouTube e no Twitter (twitter.com/assistenciasp).

Além das ferramentas sociais, algumas entidades do Governo de São Paulo usam o celular para estabelecer comunicação com o contribuinte. As informações são veiculadas pelo WAP, tecnologia que permite a navegação Web a partir do celular, até mensagens SMS. A Secretaria do Meio Ambiente e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), por exemplo, usam o WAP para receber sugestões e críticas, informar a condição de banho das praias e indicar o posto da entidade mais próximo do imóvel do cidadão.

O Metrô também possui um serviço de informações via WAP, por meio do qual informa os destinos e passa informações sobre viagens. Já o Programa Emprega São Paulo, vinculado à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), convoca candidatos a vagas de emprego por e-mail ou via mensagem de celular (SMS).

Uma outra tecnologia também utilizada é o podcast. No site da Sabesp ou assinando a página pelo feed RSS (agregador), você pode escutar as principais notícias da semana da empresa. A Sabesp também está no Twitter (confira na lista abaixo) e no You Tube: http://www.youtube.com/user/saneamentosabesp

A tecnologia dos celulares também ajuda a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a manter a segurança no sistema. A entidade possui um canal para os usuários denunciarem irregularidades e delitos nas estações e nos trens. Conhecido como SMS-Denúncia, o serviço funciona 24 horas por dia – pelo telefone 7150-4949 – e mantém o anonimato.

Para fazer uma denúncia, basta enviar uma mensagem por celular para o número com descrição das características do infrator, a linha de trem utilizada, o número do carro da ocorrência (localizado na parte externa e interna do carro) e a próxima estação em que o trem fará a parada. A mensagem é recebida diretamente pela Central de Monitoramento da Segurança, que mobiliza os agentes mais próximos do local para ação imediata, caso seja necessário.

Conheça e siga os órgãos do governo no Twitter

1. Secretaria de Comunicação – twitter.com/governosp
2. Secretaria de Gestão Pública – twitter.com/gestaopublicasp
3. Secretaria da Fazenda – twitter.com/FazendaSP
4. Secretaria de Educação – twitter.com/educacaosp
5. Ipem-SP – twitter.com/IpemSP
6. Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – twitter.com/deficienciasp
7. Secretaria do Meio Ambiente – twitter.com/ambientesp
8. Museu da Casa Brasileira – twitter.com/mcb_org
9. Sabesp – twitter.com/ciasabesp
10. Secretaria de Cultura – twitter.com/CulturaSP
11. Imprensa Oficial – twitter.com/ImprensaOficial
12. Centro Paula Souza – twitter.com/paulasouzasp
13. Acessa Escola – twitter.com/acessaescola
14. Secretaria de Agricultura e Abastecimento – twitter.com/agriculturasp
15. Acessa SP – twitter.com/acessasp
16. Biblioteca Virtual – twitter.com/bvsp
17. Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – twitter.com/empregosp
18. Secretaria dos Transportes – twitter.com/transportessp
19. Secretaria de Segurança Pública – twitter.com/segurancasp
20. TV Cultura – twitter.com/TVcultura
21. Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – twitter.com/AssistenciaSP
22. IPT – twitter.com/iptsp
23. Fundação CASA – twitter.com/fundacaoCASA
24. Secretaria de Economia e Planejamento – twitter.com/planejamentosp
25. Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania – twitter.com/justicaSP

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo