Projeto da Fapesp já identificou 93 espécies de vertebrados

Programa descreveu 564 de invertebrados e mais de 1,1 mil microrganismos

qua, 01/07/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Programa Biota da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) nasceu em 1999. O objetivo era conhecer, mapear e analisar a biodiversidade paulista, (fauna, flora e microrganismos), avaliar a exploração sustentável de plantas ou animais estabelecer políticas de conservação dos remanescentes florestais. Dez anos depois da criação, o projeto ultrapassou as expectativas e já catalogou dezenas de animais vertebrados, centenas de invertebrados e mais de mil seres microscópicos.

Ao todo, o programa já formou 172 alunos de iniciação científica, 169 mestres, 108 doutores e 79 pós-doutores. Nos dez anos de existência, a Fapesp investiu cerca de R$ 85 milhões.

“O Biota, um dos mais bem-sucedidos programas da Fapesp e tem conseguido cumprir de maneira exemplar aquilo que na Fundação esperamos de um programa de pesquisa. A boa ciência que ele faz tem tido um impacto enorme, por exemplo, na formação de recursos humanos”, disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp.

Segundo Carlos Alfredo Joly, coordenador do Biota-Fapesp, o programa envolve cerca de 1,2 mil profissionais, sendo aproximadamente 900 pesquisadores e estudantes de São Paulo, 150 colaboradores de outros Estados brasileiros e 80 do exterior. Juntos, eles trabalham em 84 projetos, que geraram 600 artigos publicados em revistas científicas, 16 livros e dois atlas.

De acordo com Joly, professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre os principais avanços do programa está a inserção das atividades de conservação e de uso sustentável na agenda de discussões de ciência e tecnologia do País. “São pontos importantes a conquista de vasto espaço internacional para a publicação de resultados de trabalhos e, principalmente, a reunião da comunidade científica do Estado em objetivos comuns”, explica.

Da Imprensa Oficial