Lançado site para cadastrar currículos de pessoas com deficiência

As pessoas também podem consultar vagas disponíveis nas empresas cadastradas

seg, 29/06/2009 - 19h30 | Do Portal do Governo

Foi lançado nesta segunda-feira, 29, na sede da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o site SIVC (Sistema Integrado de Vagas e Currículos para Pessoas com Deficiência). A página foi criada pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur), em parceria com a Rede Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação (Saci).

A cerimônia contou com as presenças da secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, do secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário, e da Deputada Estadual Célia Leão, entre outras autoridades.

O site, que pode ser acessado pelo endereço www.selursocial.org.br, é um banco de dados, onde as pessoas com deficiência podem disponibilizar e atualizar seus currículos, além de consultar vagas disponíveis nas empresas cadastradas.

Para a secretária Linamara, “o site tem uma importância enorme, pois as novas tecnologias permitem transformar uma pessoa e dar a oportunidade dessa pessoa exercer sua funcionalidade. Nós falamos de direitos e, acima de tudo, do direito de escolha, dizemos que a pessoa, com ou sem deficiência, pode escolher participar do mercado de trabalho e nenhum direito é mais fundamental do que o de escolha”.

Linamara disse ainda que “a sociedade se faz por trabalhadores e por pessoas que são mantidas por trabalhadores. Ao colocar uma pessoa com deficiência dentro do mercado de trabalho, nós estamos transformando a questão da sustentabilidade do mercado e do emprego numa questão real. Quando se insere as pessoas no mercado de trabalho, também se alivia o sistema previdenciário”, completou a secretária.

O site ainda deve auxiliar no preenchimento das vagas destinadas a pessoas com deficiência nas empresas, segundo a Lei de Cotas (Lei 8.213/91), de acordo com as necessidades da empresa e a qualificação de quem procura o emprego.

O SIVC conta com páginas totalmente acessíveis a pessoas com deficiência, seguindo os padrões internacionais do W3C, os mesmos padrões em que se baseia o site da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.