Serra entrega 5º novo trem da Linha 2-Verde do Metrô

Composição integra um grupo de 47 que entrarão em circulação nas linhas do Metrô até 2010

seg, 29/06/2009 - 11h22 | Do Portal do Governo

Atualizado em 6 de julho às 14h35

O governador José Serra e José Luiz Portella, secretário dos Transportes Metropolitanos, entregaram na segunda-feira, 29, o quinto novo trem da Linha 2-Verde do Metrô. Ao longo dos próximos seis meses outros 11 trens novos serão incorporados a essa linha. A compra dessas composições – com ar condicionado e câmeras de vídeo dentro dos vagões – é um dos investimentos feitos pelo Plano de Expansão para a ampliação e melhoria do transporte público na região metropolitana.

“Trata-se de um investimento social, não apenas porque enfrenta a questão do transporte, que é a questão número um na cidade de São Paulo. Transporte é o problema mais critico que temos e sabemos que com o Metrô, a CPTM podemos contar, pois o horário é cumprido, o transporte tem rapidez e além disso, nós estamos com este investimento no conforto e na segurança dos vagões”, afirmou o governador José Serra.

Com capacidade para transportar 2 mil passageiros, a nova composição integra um grupo de 47 que entrarão em circulação nas linhas do Metrô até 2010. Entre as novidades estão dispositivos que aumentam o conforto e a segurança dos passageiros. Todos os vagões contam com ar condicionado, o nível de ruído foi reduzido, as portas são mais largas para facilitar o embarque e desembarque, quatro câmeras de segurança internas e uma externa monitoram a operação em cada vagão e os freios são antideslizantes e antiderrapantes para garantir uma parada suave. O design externo, mais limpo e com a nova comunicação visual nas cores da Linha 2-Verde, é outro atrativo do trem.

Os novos trens são mais eficientes e têm menor custo de manutenção. O motor de tração em corrente alternada possibilita economia de energia, com regeneração energética até 30% superior aos demais trens. A nova tecnologia também aumenta a interface do operador com a máquina, graças a um dispositivo digital que monitora todos os equipamentos. O investimento total no lote para a Linha 2-Verde é de R$ 499 milhões, ou R$ 31,2 milhões por unidade.

Segurança

As imagens gravadas pelas 26 câmeras do trem são transmitidas ao vivo para um monitor na cabine do operador. A composição também possui um sistema de detecção de fumaça e conta com dispositivos para minimizar impactos. Exemplo disso é o duplo sistema de amortecimento. O pega-mão (localizado próximo às portas) tem pintura fluorescente para casos de queda de energia. Outra novidade é o sistema de som digital dentro do trem, que melhora a qualidade das mensagens que são transmitidas aos passageiros.

Conforto

O ar condicionado, reivindicação antiga dos usuários, tornará as viagens bem mais agradáveis. Será possível conversar normalmente dentro do trem já que o nível de ruído foi reduzido com as novas janelas. Quem fica de pé pode utilizar o grande pega-mão central e está livre dos movimentos bruscos, já que os freios antideslizantes e antiderrapantes proporcionam paradas mais suaves, sem prejudicar a velocidade de circulação, principalmente em dias de chuva. Quem vai sentado ganha mais espaço para se acomodar, já que os equipamentos auxiliares e extintores de incêndio foram colocados embaixo dos bancos.

Acessibilidade

As portas do novo trem tiveram sua largura aumentada de 1,3 para 1,6 metros, facilitando o fluxo de embarque e desembarque. Acima das portas centrais há um ‘mapa dinâmico’ que indica, por meio de sinais luminosos, a localização do trem, auxiliando pessoas com deficiência auditiva. Um sistema de leds (luzes coloridas) indica a posição atual do trem e sua próxima parada. No primeiro vagão, onde acontece o embarque preferencial, há comunicação em Braille para pessoas com deficiência visual. Além dos assentos preferenciais para gestantes, idosos e passageiros com mobilidade reduzida, o trem tem um banco para obesos com espaço equivalente ao de dois assentos comuns.

Linha 2-Verde

Inaugurada em 1991, a Linha 2-Verde está em plena expansão e, além dos novos trens, ganhará mais três estações: Sacomã (com inauguração prevista para dezembro próximo), Tamanduateí e Vila Prudente (previstas para março de 2010). Hoje, o percurso fica entre as estações Vila Madalena e Alto do Ipiranga. Quando concluída essa fase de expansão, a linha ganhará mais 3,9 quilômetros, passando para 14,6 quilômetros de extensão. Com o prolongamento de Vila Prudente até Cidade de Tiradentes, a Linha 2-Verde ganhará mais 22,3 km de Metrô, que serão operados por metrô leve. O traçado da via elevada acompanhará a Avenida Professor Luis Ignácio de Anhaia Mello.

Plano de Expansão

Até 2010, o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano receberá do Governo do Estado de São Paulo R$ 20 bilhões, o maior investimento já realizado no setor. Um dos principais objetivos é quadruplicar o número de linhas com qualidade de metrô, dos atuais 61,3 km para 240 km, sendo 160 km em forma de metrô da superfície, na CPTM.

Além da expansão das linhas, os recursos já estão sendo utilizados para a compra de 107 novos trens, a reforma das composições antigas e a implantação de um novo sistema de sinalização. Com o plano consolidado, o número de pessoas que se deslocam pelo sistema metro-ferroviário, nas três regiões metropolitanas (São Paulo, Santos e Campinas), aumentará em 55% e o tempo de viagem diminuirá em 25%.