“Escola Em Cena” aproxima estudantes do teatro e da dança

Programa da Educação leva alunos da rede estadual para assistir a espetáculos culturais em unidades do Sesc espalhadas por São Paulo

sex, 26/06/2009 - 8h30 | Do Portal do Governo

Atualizado em 29 de junho às 14h20

“Depois da escola, vou chegar em casa e contar para minha mãe que fui ao teatro”. A frase é de Daniel Viana Sciamana, 11 anos, aluno da 6ª série da Escola Estadual Oswaldo Cruz localizada na zona leste de São Paulo. “É a segunda vez que assisto a uma peça e acho que isso pode ajudar a melhorar meu comportamento e dos meus colegas”, afirmou. Daniel participa do “Escola Em Cena”, projeto que integra o “Programa Cultura é Currículo” do Governo do Estado de São Paulo.

Destinado a alunos e professores da rede pública de ensino, o “Escola Em Cena” tem como objetivo complementar o aprendizado da sala de aula por meio das peças de teatro e apresentações de dança. O “Cultura é Currículo” é fruto de uma parceria entre a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), que oferece transporte e alimentação, e o Serviço Social do Comércio (Sesc), responsável pela contratação dos atores.

Na quarta-feira, 24, cerca de 80 estudantes de 11 a 12 anos das Escolas Estaduais Oswaldo Cruz e Professor Roldão Lopes de Barros, ambas localizadas na capital, estiveram no Sesc Ipiranga para acompanhar o espetáculo “Saiando”, do Grupo Babado de Chita. “É muito difícil eu ir com minha família ao teatro e a escola é único jeito de eu assistir a uma peça de teatro”, disse a colega de sala de Daniel, Camila Rodrigues.

“Os alunos não têm o hábito de ir ao teatro ou assistir a apresentações de dança. Sair da sala de aula significa uma melhora no ensino porque eles aprendem a se comportar em outros ambientes e isso se reflete na escola”, afirma Fátima Medeiros, professora de português que acompanhou as crianças.

A estratégia do “Em Cena” é utilizar apresentações culturais em ambientes distantes da sala de aula para melhorar o aprendizado. “Só de o aluno sair da escola e se dirigir até o ônibus para ir ao teatro já configura um ritual diferente”, diz Juraci de Souza, profissional responsável pela programação cultural do Sesc Ipiranga. “É quase uma ‘liturgia’ que ensina o estudante a fazer silêncio na hora certa, ouvir outras pessoas e prestar atenção nos atores”, completa.

A cada movimento do ator, a jovem platéia se manifesta das mais diversas formas. Mas os grupos são treinados para não perdem a concentração e, segundo eles, estão adaptados à situação. “Estamos acostumados com uma conversinha aqui, uma risadinha ali, um grito. No ano passado, fizemos 27 apresentações para o público dessa idade na cidade de São Paulo”, afirma a atriz Roberta Lavizza.

Em junho, aproximadamente 5,1 mil alunos da rede estadual de ensino do interior de São Paulo vão ao teatro com o “Escola em Cena”. Ao todo, dez cidades do Estado serão beneficiadas com o Programa: Caraguatatuba, Araraquara, Bauru, Catanduva, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Jose do Rio Preto, Santos, São Carlos e Sorocaba.