Marginal do Tietê terá o triplo de árvores após obras

Mudas e plantas adultas foram numeradas e estão sendo transferidas para outros locais

seg, 22/06/2009 - 21h58 | Do Portal do Governo

As obras da Nova Marginal do Tietê vão triplicar o total de árvores existentes hoje ao longo da via. Hoje, existem em torno de 4,5 mil árvores adultas. Ao final das obras, haverá 15 mil. O plantio de novas árvores e o remanejamento das existentes estão incluídos na parte ambiental do empreendimento, que vai criar pistas auxiliares de tráfego ao longo dos 23 km da Marginal Tietê.

Todas as 4.589 árvores localizadas ao longo da Marginal foram estudadas e catalogadas pela Dersa, responsável pela construção das novas pistas. Pelo plano de manejo elaborado, serão transplantadas 935 árvores, que serão replantadas em outras áreas da via. O processo de “transplante” é feito de madrugada para não atrapalhar o trânsito. É um trabalho cuidadoso, realizado por técnicos especializados. Para isso, é usado um guindaste e todas as plantas são colocadas o mais próximo possível de onde estavam instaladas.

Outras 559 árvores, equivalentes a 12% do total existente, serão removidas. Muitas delas já estavam doentes e condenadas. Além disso, a Marginal tem 38 mil mudas, que serão retiradas e replantadas na nova área de preservação do Rio Tietê.

Para melhorar o tráfego, serão construídas três novas faixas de cada lado, com 23 km de extensão, quatro novas pontes e três viadutos para melhorar a fluidez das vias local, auxiliar e expressa. As obras devem ser entregues em outubro de 2010.

O Governo do Estado de São Paulo vai investir em torno de R$ 50 milhões em ações ambientais, como compensação pelas obras na Marginal Tietê. Os recursos serão destinados ao plantio de 83 mil novas árvores ao longo da própria Marginal e em bairros vizinhos, contribuindo para reduzir as ilhas de calor e melhorar os índices de umidade relativa do ar. Serão plantadas 4,9 mil mudas na própria Marginal e outras 63 mil na área do novo parque linear que será criado na várzea do Rio Tietê.