‘Pedalando e Aprendendo’ doa bicicletas a alunos da rede pública

Desenvolvido pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social do Estado de São Paulo, programa beneficia estudantes que moram a mais de 2 quilômetros da escola

seg, 22/06/2009 - 18h57 | Do Portal do Governo

Mais de mil alunos de escolas mantidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo vão ganhar bicicletas novas ou restauradas. A ação é fruto do Programa Pedalando e Aprendendo, desenvolvido pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social do Estado de São Paulo (Fussesp). Ao todo, 1.120 bicicletas serão doadas aos alunos de cidades que ficam nas regiões de Adamantina, Andradina, Apiaí, Itararé, Jales, Piraju e Santo Anastácio.

O projeto tem como público alvo os estudantes que moram em municípios com até 5 mil habitantes e que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para participar, os alunos devem ter entre 11 e 14 anos de idade e estar matriculados em escolas estaduais, com frequência superior a 80% e bom rendimento curricular. Outro requisito do Programa é que o aluno more a até dois quilômetros da escola.

“Toda criança quer ter uma bicicleta. Além de realizar sonhos o projeto também incentiva a prática de exercícios físicos”, disse o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

Na segunda-feira, 22, houve a entrega simbólica das bicicletas no Palácio dos Bandeirantes. Cinco alunos de cada escola estiveram presentes na cerimônia. O evento contou com a participação de Monica Serra, presidente do Fussesp, do secretário-adjunto de educação, Guilherme Bueno de Camargo, e da coordenadora do Programa, Zuleika Bastos Cordeiro.

“Nosso objetivo é incentivar o aluno a não abandonar a escola, mesmo se estiver frio ou chovendo. O futuro está nas mãos das crianças, que têm a responsabilidade única de estudar”, afirmou a presidente do Fussesp, Monica Serra.

Capacitação Profissional

O Programa Pedalando e Aprendendo também oferece curso profissionalizante para estudantes do Ensino Médio. Em um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), estudantes com mais de 16 anos aprendem a montar e fazer manutenção de bicicletas.

Os participantes têm acesso a conceitos básicos de mecânica, noções de cidadania, ética e empreendedorismo. Cerca de 300 alunos já se formaram. “Quem aprende a montar bicicletas vira um profissional. Fazendo o curso, o estudante é indicado pelas próprias fábricas e podem fazer disso uma profissão”, completou Monica.