Serra homenageia artistas com Ordem do Ipiranga

Lista de agraciados conta com nove personalidades do mundo das artes

seg, 22/06/2009 - 15h20 | Do Portal do Governo

O governador José Serra entregou a Ordem do Ipiranga, distinção estadual, nesta segunda-feira, 22, no Palácio dos Bandeirantes a nove personalidades do mundo das artes.

O maestro Isaac Karabitchevsky e a cantora Inezita Barroso receberam o título de Grande Oficial; a atriz Beatriz Segall, o Grau Comendador; o artista plástico Emanoel Araújo, o de Oficial; e o cineasta Anselmo Duarte, a atriz Fernanda Montenegro, a escritora Lygia Fagundes Telles, o cantor Cauby Peixoto e o escultor, pintor e fotógrafo Franz Krajcberg serão agraciados com o título Cavaleiro.

“São pessoas que deram uma contribuição muito significativa para a vida brasileira, para o lazer, para o desenvolvimento intelectual e também pela sua simplicidade e seu compromisso com as raízes de nosso país”, disse o governador durante a homenagem.

A Ordem do Ipiranga é uma forma de premiar as pessoas que de alguma forma se sobressaiam em seus campos de atuação, explica o presidente do Conselho Estadual de Honraria e Mérito, Adilson Cezar. “A Ordem do Ipiranga é destinada a alguém que tenha um destaque específico numa área e que, evidentemente, defenda os valores paulistas e nacionais”, completa.

O título, vitalício, é concedido a poucas pessoas. A Ordem conta hoje com 1391 membros: há 56 Cavaleiros, 493 Comendadores, 227 Grã-Cruz, 543 Grandes Oficiais e 72 Oficiais. Os diferentes graus definem uma hierarquia na Ordem. “É por isso que nomes como o de Inezita Barroso aparecem novamente. Elas passaram de uma categoria para outra”, conta Cezar. Agraciada, em 2003, com a Medalha Ipiranga, Inezita mais uma vez recebe a homenagem.

A cerimônia de entrega da Ordem do Ipiranga, a única do Estado, contará com a presença do grão-mestre da ordem, o governador José Serra, e seu chanceler, o secretário-chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira.

Confira abaixo os homenageados:

Grande Oficial

Inês Madalena Aranha de Lima (Inezita Barroso)
Ela já ultrapassou a marca dos 50 anos de carreira. Paulistana, de família aristocrática, formou-se em biblioteconomia, mas a paixão pela cultura, pelas artes e pela música popular brasileira falou mais alto. Hoje, é cantora, atriz, instrumentista, folclorista, professora e apresentadora de rádio e TV.

Issac Karabtchevsky
Brasileiro, descendente de família russa, Issac Karabtchevsky nasceu em São Paulo e estudou direção de orquestra e de composição na Alemanha. Desde 2004, Isaac Karabtchevsky é o diretor musical da Orchestre National des Pays de la Loire, na França, e, no Brasil, diretor artístico da Orquestra Petrobrás Sinfônica do Rio de Janeiro e da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Comendador

Beatriz de Toledo Segall
Uma das mais consagradas atrizes brasileiras de teatro, cinema e televisão. Começou a estudar teatro no início da década de 50 e ganhou uma bolsa de estudos em Paris, onde conheceu Maurício, filho do pintor Lasar Segall, com quem se casou e teve três filhos.

Oficial

Emanoel Araújo
Artista plástico, cenógrafo, curador, professor e museólogo e um dos mais atuantes, estimuladores e divulgadores das artes e da cultura no país. Entre as atuações e ações desenvolvidas, destaque para a imensa reestruturação realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo nos anos 90, período em que dirigiu o museu. E, atualmente,a curadoria e direção do Museu Afro Brasil.

Cavaleiro

Fernanda Montenegro
Uma das damas brasileiras do teatro, cinema, rádio e televisão. Fernanda foi agraciada por inúmeras premiações, entre elas o Prêmio Moliére, o prêmio Governador do Estado de São Paulo, o prêmio de melhor atriz da Associação Paulista de Críticos de Arte, o Urso de Prata, em Berlim, e a Ordem Nacional de Mérito Gran Cruz, maior comenda que um brasileiro pode receber do presidente da república. Sem contar a indicação ao Oscar de melhor atriz, pela atuação no filme brasileiro “Central do Brasil”.

Lygia Fagundes Telles
Ocupa duas importantes cadeiras no Brasil: a de número 28 da Academia Paulista de Letras e a de número 16 da Academia Brasileira de Letras. Escritora respeitada nacional e internacionalmente, que, em 2005, recebeu o prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa.

Anselmo Duarte
Como ator, foi um dos maiores galãs que o cinema brasileiro já teve, estrelando obras na Cinédia, na Atlântida e na Cia Vera Cruz. Como diretor e roteirista, Anselmo Duarte passou a ser considerado um dos gênios do cinema mundial. Lançado em 1962 pelo cineasta, “O Pagador de Promessas” é até hoje o único filme brasileiro a receber a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Cauby Peixoto
Um dos maiores cantores da música popular brasileira. Ídolo de uma geração nos anos 50 e 60, Cauby Peixoto fez turnês pelo Brasil e Estados Unidos, onde cantou em mais de dez filmes para o cinema. Distante, mas nunca fora da mídia, Cauby voltou ao sucesso na década de 80 quando, em comemoração aos 25 anos de carreira, lançou o álbum “Cauby Cauby”.

Frans Krajcberg
Escultor, pintor e fotógrafo de origem polonesa, Frans Krajcberg é um artista contemporâneo que encontra na natureza seu porto seguro. Célebre por sua luta em defesa do meio ambiente e da Amazônia, Frans Krajcberg divide seu tempo entre o Brasil e a França onde possui um museu.