Estado de São Paulo comemora Semana do Meio Ambiente

Ações do Governo de defesa ambiental terão ampla cobertura ao longo da semana

seg, 01/06/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Durante esta semana, o portal do Governo do Estado de São Paulo vai lembrar a importância da preservação e conscientização ambiental na Semana do Meio Ambiente, comemorada de 1º a 5 de junho. Os internautas poderão conferir os projetos e ações que o Governo Estadual realiza em benefício do meio ambiente, dicas para preservação e a programação especial para esta importante data.

Dos projetos ambientais do Estado merecem destaque os programas Córrego Limpo, que despolui os córregos do estado; Criança Ecológica, para conscientizar os jovens em relação ao consumo sustentável e conservação dos recursos naturais; o reforço nos equipamentos de fiscalização dos mananciais; e o programa Município Verde, que capacita as prefeituras e comunidades para recuperação e preservação do meio ambiente.

Para comemorar, a Secretaria do Meio Ambiente prepararam uma série de eventos na capital e no interior. Programa de educação ambiental, convênios para preservação de parques estaduais, licenciamento de atividades de impacto local, promulgação da Lei do Cerrado Paulista e adesão dos municípios ao Pacto das Águas São Paulo são algumas das ações do Governo para preservar o meio ambiente.

As atividades começaram na segunda-feira, 1º, com a inauguração do espaço Verde Vivo do Programa Criança Ecológica no Jardim Botânico de São Paulo. Este é o quarto projeto do Programa, que conscientiza crianças de 8 a 10 sobre os valores ambientais. Dentre os temas abordados pelo programa, o Espaço Verde Vivo vai trabalhar a agenda verde – sobre a flora.

O projeto também será expandido para o interior do Estado. Na quinta-feira, 4, a Secretaria do Meio Ambiente firma a parceria com Ribeirão Preto, às 10h, na Escola Municipal Alfeu Luis Gasparini, e em Sorocaba, às 15h, no Colégio Professor Duljara F. de Oliveira.

Pacto das Águas

O Estado lançou nesta terça-feira, 2, o Pacto das Águas São Paulo na cidade de Bocaina, localizada na região de Bauru. A proposta é, em um único dia, ultrapassar o número de assinaturas recolhidas em todo o mundo durante o Fórum Mundial da Água, realizado em março desse ano em Istambul, capital da Turquia. Cerca de 250 lideranças locais e regionais aderiram ao Consenso das Águas.

“Mostraremos que São Paulo é um Estado com gestões integradas na luta pela conservação de nossas águas e garantir saneamento a toda a população. Vamos assumir um compromisso de gestão sustentável dos recursos hídricos diante das mudanças globais”, comentou o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano.

Lei do Cerrado

A Lei de Proteção ao Cerrado também foi sancionada pelo Governo de São Paulo na terça-feira, 2, às 13h30. São Paulo passará a ter critérios mais rígidos que o próprio Código Florestal Brasileiro na utilização e preservação do Cerrado.

Convênios no Interior

Em Campinas, na quarta-feira, 3, às 10h30, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e a prefeitura da cidade firmam convênio para que a própria administração municipal licencie empreendimentos de impacto ambiental local. Na ocasião, o secretário do Meio Ambiente também vistoria as obras de reforma do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim.

Logo após, às 13h, em Rio Claro, a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal) assina acordo com a prefeitura da cidade para realizar investimentos na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Horto Florestal). Lá será criado um pólo turístico-ecológico. Também, como em Campinas, será assinado também convênio com a Cetesb, para licenciamento de empreendimentos de saneamento.

Fique atento e confira aqui no Portal as matérias especiais, dicas e programação para a Semana do Meio Ambiente.