SP divulga indicador que mede qualidade de vida dos idosos

Índice Futuridade ajudará os municípios a formular políticas para população com mais de 60 anos

qui, 28/05/2009 - 13h46 | Do Portal do Governo

Segundo dados da Fundação Seade, o estado de São Paulo tem 4,3 milhões de idosos. Em 2020, serão 7,1 milhões. Diante deste cenário, o governador José Serra exigiu da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) a elaboração de um plano estadual para a pessoa idosa, chamado de Futuridade.

O Índice Futuridade, apresentado nesta quinta-feira, 28, no Palácio dos Bandeirantes, mede a assistência prestada à pessoa idosa em termos de serviços, programas e iniciativas da gestão pública municipal. Construído pela Seads em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) e validado pelo Fundo de População das Nações Unidas no Brasil (UNFPA/ONU), é baseado no conceito de envelhecimento ativo da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Mais do que apontar o dedo ou então provocar a competição entre os municípios, o Índice Futuridade possibilita aos gestores públicos identificar, monitorar e planejar ações para essa faixa etária, espelhando-se também em cidades mais bem colocadas e do mesmo porte”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Rogerio Amato.

O instrumento servirá também de base para outras ações do Plano Estadual para a Pessoa Idosa – Futuridade, como o incentivo aos municípios para a criação de uma rede de proteção ao idoso, a inclusão do tema envelhecimento no currículo das escolas estaduais e a ampliação de projetos de inclusão digital.

A representante do UNFPA/ONU no Brasil, Alanna Armitage, acrescenta que “com esta iniciativa, e o Plano Estadual para a Pessoa Idosa, São Paulo dá um passo à frente no reconhecimento da importância da questão do envelhecimento para o processo de desenvolvimento e para a garantia dos direitos humanos”.

Em parceria com a Fundação Padre Anchieta, serão lançadas, no segundo semestre, publicações para a capacitação de pessoas que atuam na atenção ao idoso, como cuidadores e gestores municipais, auxiliando no desenvolvimento de projetos, ações e serviços. “Não existe publicação semelhante, por isso acredito que esta obra terá uma aceitação tanto por parte de profissionais como de estudiosos envolvidos neste tema”, comenta Amato.

Sobre o Futuridade

O desenvolvimento da ferramenta teve colaboração de um grupo consultivo formado por especialistas nas mais diversas áreas de atenção ao idoso, que contribuíram na criação de instrumentos para promover ações voltadas à pessoa idosa e a sensibilização em relação ao processo de envelhecimento no estado de São Paulo.

O Futuridade tem ainda a cooperação e parceria de representantes de Secretarias Estaduais, OAB-SP, Ministério Público/SP, Conselho Estadual do Idoso, instituições que prestam serviços para a população idosa, idosos, pesquisadores, entidades técnico-científicas e universidades que estudam e investigam o processo do envelhecimento humano.

Sobre o UNFPA

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é uma agência de cooperação internacional para o desenvolvimento que promove o direito de cada mulher, homem, jovem e criança a viver uma vida saudável, com igualdade de oportunidades e apoio aos países na utilização de dados sociodemográficos para a formulação de políticas e programas de redução da pobreza. Contribui ainda para assegurar que todas as gestações sejam desejadas, todos os partos sejam seguros, todos os jovens fiquem livres do HIV e da Aids e que todas as meninas e mulheres sejam tratadas com dignidade e respeito.