Primeira casa modelo da CDHU é inaugurada em Sertãozinho

Casas-modelo tem três dormitórios, pé-direito de 2,6 metros, piso cerâmico, azulejo na cozinha e banheiro, aquecedor solar, entre outros itens

qua, 27/05/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, inaugurou no dia 22, em Sertãozinho, a primeira casa-modelo da Companhia. O imóvel foi projetado de acordo com o novo padrão desenvolvido pela CDHU para oferecer maior conforto e melhor qualidade de vida aos moradores. É o primeiro concluído, em um empreendimento que no total terá 498 unidades. Ao visitá-lo, a população conhecerá todas as melhorias incorporadas às novas moradias da CDHU.

O modelo inclui aprimoramento como o terceiro dormitório, aquecimento solar, piso cerâmico em toda a casa, azulejo na cozinha e banheiro, pé-direito ampliado de 2,4 para 2,6 metros, laje, esquadrias de alumínio, estrutura de metal no telhado em substituição à madeira, abrigo para botijão de gás e cobertura na área de serviço, muros divisórios entre os imóveis e tratamento paisagístico das ruas, calçadas e espaços livres. 

Em breve, todos os canteiros de obras de empreendimentos da CDHU distribuídos pelo Estado terão uma casa-modelo previamente edificada que servirá de referência para as demais unidades em construção. “As casas-modelo são projetadas para servirem de padrão de construção para as demais unidades do conjunto. Todas precisam seguir, obrigatoriamente, as especificações contidas no modelo”, diz Lair Krähenbühl. A casa inaugurada em Sertãozinho é a primeira de uma série que serão apresentadas nos próximos dias, em diversos municípios do Estado. 

Segundo o diretor-técnico da CDHU, João Abukater Neto, um dos objetivos das casas-modelo é permitir que a população possa acompanhar a obra e visualizar como serão as demais unidades construídas. “A casa-modelo é uma amostra do produto final. É importante para a população saber o padrão que será adotado, até para ela fiscalizar a execução das obras”, diz.

As mudanças adotadas no novo padrão de imóveis da CDHU são fruto de um extenso trabalho de pesquisa de opinião pública e aperfeiçoamento das técnicas de construção desenvolvidos pela atual gestão da Companhia. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2007 sobre as expectativas da população de baixa renda em relação à moradia apontou o terceiro dormitório como um principais itens desejados. 

A inclusão de plantas com três dormitórios aumentará a área construída para até 64m² e trará uma série de benefícios para a qualidade de vida como, por exemplo, a diminuição do índice de morbidade (capacidade de produzir doenças gerada pela aglomeração de pessoas) e a redução da defasagem escolar, uma vez que as crianças terão mais espaço e conforto para estudar.

Um importante acessório que equipará todas os novos imóveis da CDHU é o aquecedor solar. Desde 2007, a Companhia incluiu o item nos projetos de moradias de interesse social com o objetivo de reduzir as despesas dos mutuários com a conta de luz, economizar energia, principalmente nos horários de pico, e contribuir com a sustentabilidade ambiental. A CDHU já concluiu a compra de 15 mil kits do equipamento, que serão instalados em todos as novas unidades. A economia gerada na conta de luz dos mutuários com o uso do aquecedor solar é estimada em 30%, valor que retorna à economia do município em forma de consumo direto de outros itens.

A construção do conjunto habitacional Sertãozinho G teve início em agosto de 2008, com prazo de término em dois anos. A CDHU está investindo R$ 32,8 milhões no projeto. Metade das casas terá três dormitórios.