Serra anuncia programação da Virada Cultural Paulista 2009

Programação e horários das atrações nas 20 cidades no site www.cultura.sp.gov.br

qua, 06/05/2009 - 11h01 | Do Portal do Governo

O governador José Serra anunciou nesta quarta-feira, 6, a programação da terceira edição da Virada Cultural Paulista, maior iniciativa cultural do interior e litoral de São Paulo. Criada na gestão Serra quando prefeito de São Paulo e inspirada na edição da capital, o Virada Cultural do interior terá início às 18h do sábado, 16, e as atrações prosseguem até as 18h do domingo, 17.

Durante 24 horas, instituições culturais e espaços públicos serão ocupados por diversos espetáculos, todos com entrada franca. “O que nós estamos fazendo a partir do Governo do Estado é difundir a idéia e dar apoio à multiplicação da Virada Cultural pelo interior”, afirmou José Serra durante anúncio da programação.

O governador também chamou atenção para a parceria com as prefeituras das cidades participantes “Na verdade, não é o governo que está fazendo, são as prefeituras. Nós damos um apoio substancial, mas a expectativa é de que a Virada do interior caminhe pelas próprias pernas, até por virar um hábito, uma tradição em cada cidade como se tornou na capital”.

Com investimento de R$ 5,5 milhões, o evento foi ampliado: em 2009, participarão 20 municípios e mais de 100 novas atrações vão entrar na programação. No total, serão 560 apresentações entre os dias 16 e 17, para um público estimado de mais de 1 milhão de pessoas. “Temos a convicção de que neste ano conseguiremos um público muito maior do que o do ano passado e encheremos as praças, os teatros e as avenidas principais dessas 20 cidades que junto conosco se entusiasmam por este programa. Será uma Virada que vai recuperar o centro dessas cidades, como a da capital, e incentivará o convívio urbano”, afirmou o Secretário Estadual da Cultura, João Sayad.

Durante o evento, Sayad também falou sobre o Circuito Cultural, programa da Secretaria da Cultura em parceria com 50 cidades do interior. “Além da Virada, que acontece durante 24 horas em 20 cidades, durante o ano inteiro a Secretaria Estadual da Cultura junto com 50 prefeituras faz circular 700 espetáculos, quinzenalmente. Não é um evento esporádico. A cada 15 dias, 50 cidades recebem algum espetáculo. Pode ser uma peça de teatro, uma apresentação musical, de circo, uma variedade incrível e muito grande”.

Duas cidades paulistas recebem o evento pela primeira vez. Santa Bárbara d’Oeste e Mogi Guaçu, ambas da região de Campinas. Também participam da Virada Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, São José dos Campos e Sorocaba.

“É muito estimulante poder ver a experiência da Virada Cultural se multiplicar pelo interior do São Paulo e se consolidar nesta terceira edição. Eu me lembro bem quando o então prefeito José Serra chamou a mim e lançou uma espécie de desafio que era criar um evento por 24 horas”, contou o Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, Carlos Augusto Calil, que completou “A perspectiva de circular pelo centro, de torná-lo também como nosso bairro funcionou muito e hoje é um fenômeno, a festa da cidade. Eu vejo que pelo estímulo do governador a Virada se tornou uma onda que só avança”.

A Virada Cultural Paulista foi lançada em 2007 em 10 cidades, que receberam 381 atrações. Em 2008, mais de 740 mil pessoas compareceram à Virada em 19 municípios e puderam conferir 476 espetáculos. Na edição de 2009, o público estimado é de 1 milhão de pessoas que poderão acompanhar mais de 560 apresentações.