Poupatempo abre aos sábados

Postos fixos funcionam até as 13h; RG, CPF e CNH são alguns dos documentos que podem ser solicitados

sáb, 25/04/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

Se você precisa tirar algum documento pessoal, renovar a habilitação ou acertar o licenciamento de seu veículo e não tem tempo durante a semana, uma boa dica é aproveitar o serviço do Poupatempo oferecido todos os sábados, das 7 às 13h.

Os 14 postos fixos do programa funcionam normalmente neste horário na capital e em cidades do interior e do litoral paulista – Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto e Santos.

No local, você consegue solicitar o atestado de antecedentes criminais, carteira de Identidade (RG), carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), renovação ou segunda via da carteira Nacional de Habilitação (CNH), cadastro de Pessoas Físicas (CPF), licenciamento do veículo e o seguro-desemprego.

Além disso, o Poupatempo possui parceiros que dispõem atendimento nos seus postos para que o cidadão possa realizar serviços cotidianos no mesmo local. Alguns destes parceiros são Correios, Receita Federal, Procon, Banco do Povo Paulista, Banco Nossa Caixa e Sabesp.

Para atender à população residente em bairros e municípios distantes dos Postos Fixos, o órgão criou também as unidades do Poupatempo Móvel que atendem Grande São Paulo e interior. A permanência da unidade itinerante em cada local depende do número de habitantes e da demanda pelos serviços, variando de 3 a 15 dias. O horário de funcionamento também é diversificado. Ao todos, são 3 unidades para rodar a Grande São Paulo e quatro para o interior.

Uma outra ferramenta do Poupatempo para ao usuário é o e-poupatempo que oferece aos cidadãos salas equipadas para o acesso a mais de 2 mil serviços públicos estaduais, municipais e federais disponíveis na Internet. Este serviço está presente nos postos de Guarulhos, Ribeirão Preto, Campinas Shopping, Santo Amaro, São Bernardo do Campo, Itaquera, Bauru, Osasco e Santos, além de contar com pontos de atendimento nas unidades do Poupatempo Móvel.

Para obter informações sobre os órgãos e serviços oferecidos em cada Posto Poupatempo, bem como, documentos necessários, quem pode e quais as condições para solicitá-los, o usuário pode ligar gratuitamente para o Disque Poupatempo 0800 772 36 33. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h.