Escolas estaduais receberão 35 mil novos computadores

Investimento, ao longo de quatro anos, será de R$ 400 milhões

qua, 25/03/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Até o final do ano, a Secretaria da Educação vai ampliar o número de computadores nas escolas estaduais de 70 mil para 105 mil, um incremento de 50% no número de máquinas já disponíveis. Os equipamentos, alugados pela Fundação para o Desenvolvimento para a Educação (FDE), fazem parte do processo de reformulação de todo parque de informática da rede de ensino.

Os equipamentos já existentes nas escolas passarão por triagem. Se houver possibilidade e for válido financeiramente, serão atualizados e voltarão à rede. Aqueles que não mais tiverem serventia serão repassados para órgãos estaduais e também para o Fundo Social de Solidariedade do Estado. Estima-se, em quatro anos, investir R$ 400 milhões no projeto.

“Tecnologia é uma área com atualização constante. Decidimos alterar a lógica de comprar, passando a locar e contar com manutenção constante, o que reduz o gasto de dinheiro público”, afirma o presidente da FDE, Fábio Bonini. Além das máquinas alugadas, a Secretaria fechou projeto que garante manutenção, seguro, atendimento às escolas e avaliação dos computadores já existentes.

Da Secretaria da Educação