Seg, 16/02/09 - 15h47

Alunos da rede estadual passam a ter caderno de atividades

Cadernos serão entregues a 3,3 milhões de estudantes de 5ª a 8ª do Fundamental e do Ensino Médio

A Secretaria da Educação apresentou nesta segunda-feira, 16, uma novidade pedagógica que pretende modificar as estruturas de aprendizagem na rede estadual. É o Caderno do Aluno, que, em complemento ao Caderno do Professor (lançado em 2008), irá trabalhar, com todos os cerca de 3,3 milhões de estudantes de 5ª a 8ª do Fundamental e do Ensino Médio, exercícios, mapas, tabelas, indicadores bibliográficos e dicas de estudo. Todos já terão seus exemplares iniciais a partir de hoje - entrega será até março, quando as atividades começarão.

São 60 cadernos diferentes, uma para cada disciplina e para cada série. No total serão 108,3 milhões de exemplares por ano. O Caderno do Aluno não substituirá o livro didático, que continua sendo usado nas aulas da rede, mas será um complemento, mais uma ferramenta de estudo e pesquisa oferecida aos estudantes das escolas estaduais.

Os alunos do Ensino Fundamental receberão sete cadernos, uma para cada disciplina (língua portuguesa, matemática, artes, língua inglesa, ciências, geografia e história). Ao longo do ano letivo o aluno receberá um total de três volumes de cada disciplina (2º e 3º bimestres serão em um material). Já para os estudantes do Ensino Médio serão 11 cadernos diferentes, para as disciplinas de língua portuguesa, língua inglesa, artes, história, geografia, sociologia, filosofia, física, química, biologia e matemática. Serão três volumes para cada disciplina.

Os conteúdos do Caderno do Aluno foram elaborados por uma equipe multidisciplinar formada por educadores da Secretaria de Estado da Educação e por especialistas consultados pela pasta. A rede de educadores foi consultada para aperfeiçoar a nova versão do Caderno do Professor e, conseqüentemente, o Caderno do Aluno.

"O Caderno do Aluno é um material elaborado cuidadosamente para oferecer aos estudantes mais uma fonte de pesquisa e de aprendizagem. É de extrema importância, pois será utilizado junto com o material do professor, que indica os conteúdos a serem passados aos alunos", afirmou a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Da Secretaria da Educação

Comentários: 0


Comentário fechado

Após 1 mês de publicação o comentário fica bloqueado. Envie sua mensagem para o fale conosco.

Enviar

Faça seu Cadastro

Cadastre-se para poder comentar as notícias além de receber conteúdos exclusivos.

Cadastrar

Atualize seu dados

Mantenha seus dados cadastrais atualizados para ampliar sua participação junto ao portal.

Atualizar