Festa de Santos Reis de Palmital é uma tradição de 77 anos

Segundo Valdinei Domeni, coordenador da festa: “Vem gente do Brasil inteiro"

qua, 07/01/2009 - 19h22 | Do Portal do Governo

Em homenagem aos três reis magos, o município de Palmital realiza todos os anos, no mês de janeiro, uma grande Folia de Reis. “Quando chega novembro, a cidade inteira só pensa nisso”, afirma Valdinei Domeni, coordenador da “Bandeira”. A Festa de Santos Reis de Palmital, que neste ano será realizada, sábado, dia 17 de janeiro, é uma das maiores do País e já é um importante foco de turismo cultural, trazendo cerca de 30 mil visitantes a cada edição. “Vem gente do Brasil inteiro, do Rio de Janeiro, de Brasília”, completa Domeni.

A festa folclórica e religiosa, que homenageia os três reis magos, reúne devoção e confraternização e tem como ponto alto o encontro das tradicionais bandeiras e a farta distribuição de alimentos. É talvez a maior festa do gênero no país.

As três bandeiras, Anhumas, Faceiros e Três Ilhas, nomes correspondentes a sua origem em bairros rurais do município, levam para a festa seus violeiros e cantoria acompanhados dos tradicionais e coloridos palhaços que, com suas espadas representam os guardiões do menino Jesus. Durante o encontro, que termina no presépio, postam seus estandartes e contam em poesia a história da anunciação até o nascimento do Salvador.

Desde 26 de dezembro, a jornada das bandeiras arrecada dezenas de garrotes, leitoas, carneiros, centenas de frangos e outros alimentos como arroz, feijão, macarrão, batata etc. A comida é servida fartamente durante todo o dia da festa que começa às 9h30 da manhã e conta com a colaboração de aproximadamente 500 pessoas para sua preparação.

A cidade de Palmital fica a 418 kmda capital paulista. Para mais informações sobre a festa entre em contato com a prefeitura do município (18) 3351-9333.

A Folia e as suas origens

Para os foliões, os devotos dos Reis Magos e o povo simples, a Folia de Reis é segmento da religião. É devoção, crença, alegria e festa de confraternização. Para os intelectuais é folclore. Para a Igreja Católica é uma cerimônia aceita, destinada a festejar os Santos Reis e o Menino Jesus.

Entre os foliões há a crença que Jesus é o Salvador, que Maria é nossa mãe e os Santos Reis são realmente milagrosos, protetores das famílias, das criações, das lavouras e dos bens terrenos.

A Festa de Reis é uma tradição em diversas regiões do país. Estudos indicam que se iniciou em Portugal, no século XIII. Já naquele tempo, reuniam-se grupos de oito a dez homens, cancioneiros do catolicismo ibérico (Portugal e Espanha), apresentando danças populares ao som de gaitas, pandeiros, guizos e tambores, homenageando os Santos Reis após a época do Natal, com a distribuição de alimentos às pessoas mais pobres.

Em Palmital, as doações recebidas entre os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro, Dia de Santos Reis, transformam-se no grande almoço que aqui se realiza no primeiro sábado após o dia 6 de janeiro, em torno do presépio, montado na casa do festeiro.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo