Expresso Turístico para Jundiaí está de volta

Idéia é revitalizar e valorizar esse meio de transporte e mostrar a importância do patrimônio histórico da malha ferroviária

qui, 11/12/2008 - 10h20 | Do Portal do Governo

Na primeira semana do mês, a plataforma 1 da Estação da Luz, estava repleta de nostalgia, ansiedade e esperança. Eram os sentimentos dos convidados da viagem-teste do Expresso Turístico com destino à Jundiaí. Os flashes das máquinas fotográficas e celulares procuravam captar aquele momento mágico que todos queriam preservar na memória.

“Estou ansioso. Não vejo a hora de entrar na composição”, disse José Luiz Rizza, da Rizzatour, agência que realiza viagens pelo Circuito das Frutas, que compreende dez municípios, entre eles, Jundiaí. O velho charme dos passeios turísticos de trem estará de volta, provavelmente, a partir de janeiro. As secretarias de Esportes, Lazer e Turismo (Selt) e de Transportes Metropolitanos firmaram parceria para retomar o antigo trem de passeio à capital. O objetivo do Expresso Turístico é estimular o turismo na região. Com saída da Estação da Luz, as composições terão como destino os municípios de Jundiaí e Paranapiacaba.

De acordo com a Selt, a iniciativa será nova atração para São Paulo. Dados da secretaria informam que a capital paulista é a cidade que mais recebe turistas do Brasil. “Se nós acolhemos muitos turistas, ao apresentarmos um passeio em que eles possam ter uma opção de visitar alguns roteiros próximos, estaremos dando grande avanço na área de turismo”, explica o coronel Luiz Flaviano Furtado, coordenador estadual da pasta.

Atração – Com capacidade para 170 pessoas, os trens vão funcionar somente nos fins de semana, com destino diferente a cada dia, ou seja: se, no sábado, o veículo for para Paranapiacaba, no domingo, o rumo será Jundiaí. As composições são conduzidas por locomotiva a diesel, que não ultrapassa 40 quilômetros por hora. A viagem, que dura em média 1h30, revela contornos de uma paisagem intercalada por áreas urbanizadas e montanhas, rios e animais.

De acordo com a Secretaria de Transportes Metropolitanos, a linha turística entra em funcionamento no começo do ano que vem. O preço de ida e volta da viagem varia entre R$ 20 e R$ 25, segundo Ayrton Camargo e Silva, gerente de planejamento de transportes.

“Quanto mais o turista comprar passagens, mais vai obter descontos. É uma maneira de estimular passeios em grupo”, afirmou. A justificativa do valor elevado, em comparação com a tarifa de R$ 2,40 de um trem comum, está nos serviços extras direcionados para o turismo. “Em primeiro lugar, é um expresso cuja composição está envolvida dentro de um princípio de resgate histórico da ferrovia. Em segundo, você vai fazer um passeio acompanhado de guias, desde o início, na Estação da Luz”, informou Luiz Flaviano.

Iniciativa fantástica – A rota de passeios está em fase de ajustes. Quando começarem as viagens até Jundiaí, os turistas poderão conhecer o Circuito das Frutas, composto por dez cidades da região. O valor das passagens ainda não foi definido, segundo a Selt. Sérgio Avelleda, presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), explica que o projeto também visa a estimular que os turistas se transformem em usuários da empresa. “O objetivo é retomar a valorização do transporte ferroviário e mostrar que a empresa dispõe de um ambiente de qualidade e patrimônio arquitetônico”, ressaltou.

“A iniciativa é fantástica e estimulará o turismo pelo Estado de São Paulo. Estamos honrados em participar deste projeto”, argumenta Fabio Barbosa, diretor nacional da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Os trens foram cedidos pela associação e as restaurações feitas pela própria CPTM. As composições oferecem banheiros, lavatórios e amplas janelas.

A próxima etapa do circuito de trem será instalar mais uma parada, com a recuperação da estrada de ferro Perus-Pirapora. Além do transporte turístico, Jundiaí deve ganhar um trem expresso, sem paradas. A idéia, ainda em planejamento, deve reduzir a sobrecarga nas estradas.

Entretenimento – A Selt tem realizado reuniões com agências de turismo e CPTM para preparar os roteiros. Objetivo é que os visitantes, ao desembarcarem em Jundiaí, possam seguir para cidades integrantes do pólo turístico do Circuito das Frutas. Ayrton Camargo e Silva, gerente de planejamento da CPTM, explicou a importância de se definir todos os detalhes antes do lançamento oficial do projeto, para que os turistas saiam de São Paulo sabendo exatamente quanto vão pagar e quais lugares irão conhecer. “A proposta é que seja um passeio de entretenimento e cultura. Um trem que ofereça diferencial turístico, diferente do outro, que apenas leva e traz pessoas”, disse. “A partir da definição do que vamos oferecer em termos de entretenimento e cultura, as pessoas envolvidas serão treinadas para promover serviço de qualidade”, completou o gerente de planejamento.

Ferrovia, razão de viver

A saudade e a esperança eram mais evidentes nos olhos de Maria Inês Mazzocco e de Francisca Cavalcante de Araújo. Inês pertence à quarta geração de ferroviários e é autora do livro De Santos a Jundiaí: nos trilhos do café com a SRC em parceria com Cecília Rodrigues dos Santos. “Mais do que resgatar a ferrovia, esse projeto visa a recuperar a memória ferroviária e do próprio Estado de São Paulo”. Francisca é merecedora do título de Madrinha do Expresso Turístico. Essa moradora de Paranapiacaba há 40 anos lutou e mobilizou a pequena vila para ter os trens de turismo de volta a Paranapiacaba. “A ferrovia é tudo! É a nossa razão de viver”.

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial