Cooperativa Nova Esperança foi finalista do Urban Age Award 2008

Formada por moradores do bairro União de Vila Nova, a cooperativa concorreu com 133 inscritos

sex, 05/12/2008 - 16h10 | Do Portal do Governo

A Cooperativa de Reciclagem Nova Esperança, formada por moradores do bairro União de Vila Nova, zona Leste de São Paulo, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), recebeu  menção honrosa especial e um prêmio no valor de R$ 10 mil do Deutsche Bank Urban Age Award 2008 (DBUAA). O evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, no dia 3 de dezembro, e teve a presença do governador José Serra e do prefeito Gilberto Kassab.

A cooperativa foi criada com o apoio do Projeto Pantanal, programa de urbanização integrada realizado pela CDHU nos bairros de União de Vila Nova, Vila Nair e Vila Jacuí, comunidades de baixa renda da zona Leste da Capital, situadas às margens da várzea do rio Tietê. Trata-se de uma ação do Governo do Estado para recuperação socioambiental da região, onde vivem cerca de 8 mil famílias. O projeto da cooperativa é pioneiro no uso de um novo sistema de coleta e reciclagem de lixo, que gera renda para a Cooperativa e reduz o volume de resíduos que ocupavam as ruas da vizinhança, espaços públicos e córregos.

Além de estabelecer novas formas e tecnologias de reciclagem, o projeto visa criar um espaço aberto para a comunidade, recuperando uma faixa do rio Tietê e aprimorando a área urbana. Como parte de um programa mais amplo a Cooperativa também organiza atividades sociais e educacionais que promovem a consciência ambiental na comunidade, colocando em prática os melhores princípios de planejamento sustentável.

A Cooperativa de Reciclagem Nova Esperança ficou entre os finalistas dos 133 projetos inscritos. O júri foi composto por uma banca de especialistas urbanos internacionais e figuras locais com conhecimento das comunidades diversificadas da cidade. O ex-jogador de futebol Raí era um dos membros do júri. Após selecionar uma lista já filtrada de doze projetos altamente qualificados, o júri visitou os selecionados para inspecionar a implementação e avaliar o impacto do ambiente construído e dos projetos sobre o meio ambiente e as comunidades locais. Outros projetos premiados foram Instituto Acaia, BioUrban, também com menção honrosa e o vencedor da noite, o Do Cortiço da Rua Sólon ao Edifício União, que recebeu US$ 100 mil.

O governador José Serra disse que o prêmio é um incentivo para que os cidadãos, movimentos populares, cooperativas e ONGs realizarem ações para auxiliar o poder público a conter os problemas surgidos pelo crescimento descontrolado das metrópoles. “Nos últimos 40 anos, a cidade de São Paulo cresceu cerca de 12 vezes. É um número alarmante, porém reflete no alto número de projetos inscritos e que mostra o interesse da população em conhecer e transformar a realidade. Parabenizo todos os que participaram e, especialmente, os vencedores, que encontraram soluções simples para grandes problemas”. Serra também falou que é responsabilidade pública difundir os melhores projetos. Por isso, o Governo do Estado vai publicar um livro com todos os 133 inscritos em 2009.

Segundo o prefeito Gilberto Kassab, a apresentação de tantos projetos de qualidade tem uma dimensão social incalculável. “Cada participante mostra um avanço na busca por soluções práticas. A alta qualidade e variedade dos projetos apresentados atendem à questões urbanas globais e devem ser exemplos para todas as cidades brasileiras”, concluiu.

Essa é a segunda edição do Deutsche Bank Urban Age Award 2008, que atraiu 133 inscrições de projetos provenientes de toda a Região Metropolitana de São Paulo, duas vezes mais do que as inscrições feitas em Mumbai, na Índia, em 2007. “A vitalidade e a criatividade da sociedade civil em São Paulo são algo espantoso. Nunca vi algo parecido no mundo”, afirmou o urbanista da London School of Economic Ryck Burdett, que presidiu o júri.

Organizado pela Alfred Herrhausen do Deutsche Bank da Alemanha, o Urban Age Award premia os projetos desenvolvidos pelos cidadãos para construir iniciativas que buscam melhorar a condição urbana e a qualidade de vida da população, promover a sustentabilidade e assegurar o crescimento e o fortalecimento da sociedade. Em 2009, o prêmio será realizado em Istambul, Turquia.

A apresentação do prêmio Deutsche Bank Urban Age Award 2008 foi seguida pela Conferência Urban Age South America, nos dias 4 e 5 de dezembro. Em sua oitava edição, a Conferência promove investigações interdisciplinares sobre o futuro das cidades. Nos dois dias, o encontro está reunindo mais de 100 líderes urbanistas especialistas em cidades, como prefeitos, políticos, acadêmicos, arquitetos e urbanistas, para debater formas de combate aos principais problemas sociais, espaciais e econômicos subjacentes ao crescimento urbano.

Da Secretaria da Habitação/CDHU