Qua, 17/03/10 - 12h32

AME de Itapevi vai oferecer 190 mil consultas por ano

Nova unidade estadual de saúde vai atender oito municípios da região

(atualizado 17h)

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Saúde, entregou nesta quarta-feira, 17, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Itapevi. Trata-se de um novo modelo de atendimento ambulatorial que oferece consultas com especialistas e exames em um único lugar, às vezes em um mesmo dia, com o objetivo de agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes. O investimento foi de R$ 6 milhões.

“Na verdade, este Ambulatório Médico está em Itapevi, mas vai atender à região. Ele tem capacidade para atender uma população aproximada de 720 mil pessoas e Itapevi tem 220, 230 mil. Portando é uma obra regional e é um serviço de primeira qualidade que rompe um ponto de estrangulamento crítico no atendimento à saúde no Estado de São Paulo e na própria região”, disse o governador José Serra.

O novo AME, entregue pelo governador José Serra, irá atender 727,3 mil habitantes dos municípios de Itapevi, Cotia, Jandira, Juquitiba, Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista. O espaço, de 2,2 mil metros quadrados, possui 28 consultórios médicos, quatro não-médicos e 19 salas para exames, além de locais específicos para curativos, medicação, repouso e observação.

Quando estiver em pleno funcionamento o novo serviço irá oferecer por ano 189,9 mil consultas com médicos especialistas, 36 mil consultas não médicas, 48 mil sessões de fisioterapia e 443,9 mil exames de apoio, incluindo os de diagnóstico laboratorial.

Haverá atendimento em acupuntura, alergologia, cardiologia, cirurgia buco-maxilar, cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia adulto e infantil, fisiatria, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia adulto e infantil, oftalmologia, ortopedia, otorrino, pneumologia, proctologia, reumatologia e urologia.

Também serão realizadas pequenas cirurgias, reabilitação, atendimento em psicologia e exames de audiometria, colposcopia, densitometria, eletrocardiografia, eletroencefalografia, endoscopia, espirometria, mamografia, nasofibroscopia, holter, teste ergométrico, estudo urodinâmico e exames oftalmológicos específicos, como tonometria e teste ortóptico.

"Itapevi e região ganham um centro de saúde de primeira qualidade, com atendimento diferenciado e modernos equipamentos. Os AMEs estão revolucionando a assistência ambulatorial em São Paulo. Esta é a 23ª unidade, e, até o final deste ano, serão 40 em todo o Estado", diz o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Seguindo as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), o encaminhamento dos pacientes ao AME deverá ser feito pelas Unidades Básicas de Saúde dos oito municípios atendidos pelo novo serviço. O AME Itapevi fica na avenida Presidente Vargas, 215, Vila Nova Itapevi.

Durante seu discurso o governador lembrou os hospitais que atendem a região. “Quero dizer também que aqui na região nós temos o Hospital de Itapevi que foi feito pelo Estado, com a ajuda na época em que eu era Ministro da Saúde, mas temos o Hospital de Cotia que foi uma grande surpresa: era um hospital quebrado, nós estabilizamos no começo do Governo, e ele ganhou um prêmio do quarto melhor hospital do SUS de São Paulo, o que me pareceu uma conquista incrível”, recordou o governador.

Da Secretaria da Saúde

Comentários: 0


Comentário fechado

Após 1 mês de publicação o comentário fica bloqueado. Envie sua mensagem para o fale conosco.

Enviar

Faça seu Cadastro

Cadastre-se para poder comentar as notícias além de receber conteúdos exclusivos.

Cadastrar

Atualize seu dados

Mantenha seus dados cadastrais atualizados para ampliar sua participação junto ao portal.

Atualizar