Justiça promove Encontro sobre Migração e Refúgio na capital

I Encontro Internacional e o II Encontro Estadual sobre Migração e Refúgio acontece nesta terça-feira (19) no Patio do Colégio, centro

ter, 19/06/2018 - 8h23 | Do Portal do Governo

Em referência ao “Dia Mundial dos Refugiados”, celebrado em 20 de junho, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania realiza nesta terça-feira (19) o I Encontro Internacional e o II Encontro Estadual sobre Migração e Refúgio, na sede da Pasta, localizada no Patio do Colégio, 184, no centro da capital.

Promovido pelo governo do Estado, pelo Comitê Estadual para Refugiados (CER/SP) e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR, conhecido como a Agência da ONU para Refugiados, com o apoio da Unicamp e da FMU, o encontro pretende levar à sociedade questões relacionadas ao tema “Migração e Refúgio”.

O ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) divulgará os dados mais recentes sobre deslocamento forçado no mundo. A apresentação do relatório será feita pelo representante-adjunto do ACNUR no Brasil, Federico Martínez, seguida de abertura para perguntas do público inscrito e dos profissionais de imprensa presentes.

O relatório “Tendências Globais” é a principal análise estatística feita pelo ACNUR sobre a situação do deslocamento em todo o mundo, apresentando dados sobre as principais populações de refugiados, países de origem e de acolhida, apatridia e outros temas relacionados ao mandato da Agência da ONU para Refugiados.

O documento tem como base dados fornecidos por governos e parceiros do ACNUR – além de estatísticas coletadas pela própria organização.

O Encontro terá três painéis técnicos e abordagem dos seguintes temas:

“A Experiência do Canadá no Acolhimento dos Refugiados”; “Revista Digital Global Trends – 2017”;  exibição do vídeo “Em Refúgio – um documentário sobre possibilidades”, “Lançamento do Atlas Temático da Migração em São Paulo – Migração Refugiada” e “ações da Unicamp para os Refugiados”.