Jornada do Patrimônio: programação especial em 15 cidades paulistas

Visitas guiadas, palestras, aulas públicas e oficinas são algumas das atrações do evento, que começa nesta segunda-feira (14)

seg, 14/08/2017 - 10h01 | Do Portal do Governo

Entre 14 e 20 de agosto, a Jornada do Patrimônio promove atividades em 15 municípios de São Paulo. O evento, realizado em escala mundial, tem o objetivo de estimular a reflexão sobre os monumentos históricos e culturais.

A programação especial engloba visitas guiadas, palestras, oficinas e aulas públicas, ligadas à preservação e valorização de patrimônios, e servem como opções de lazer para toda a família. As atividades são gratuitas ou têm preço reduzido – os interessados podem conferir detalhes no portal da Jornada do Patrimônio.

Na avaliação do secretário da Cultura do Estado de São Paulo, José Luiz Penna, a expansão do evento para o interior é um projeto-piloto que deve continuar nos próximos anos. “É importante que as cidades valorizem os monumentos históricos e os sinais da municipalidade, de modo que seja incentivada a visitação e conservação desses bens”, destaca José Luiz Penna.

Para a primeira edição, foram convidadas cidades com núcleos urbanos tombados pelo Condephaat, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo: Amparo, Bananal, Campinas, Cananeia, Espírito Santo do Pinhal, Guaratinguetá, Iguape, Iporanga, Itu, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Santana de Parnaíba, Santos, São Luiz do Paraitinga e São Sebastião.

Cada prefeitura organizou uma programação especial e está preparada para receber moradores e turistas interessados em conhecer mais sobre lugares que, muitas vezes, não são percebidos como patrimônio.

SERVIÇO
Jornada do Patrimônio – 14 a 20 de agosto

Confira, abaixo, os destaques na programação de cada município:

Santana de Parnaíba
Nos dias 19 e 20, quem estiver no município pode aproveitar visitas ao Museu Anhanguera e Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo, ao Centro de Memória e Integração Cultural Bertha Moraes Nérici (CEMIC), à Sede da Secretaria de Cultura e Turismo, ao Centro de Apoio ao Artesão (CAA), ao Cine-Teatro Coronel Raymundo, à Galeria do Artista, à Casa do Patrimônio Frei Agostinho de Jesus e a diversos outros patrimônios. Também serão realizadas oficinas de pintura a cal e de vitral, e habitantes da cidade e turistas poderão experimentar a culinária local em oito restaurantes, padarias e bares com promoções especiais.

Amparo
A programação de Amparo começa com passeios ao Museu Bernardino de Campos entre os dias 16 e 20 de agosto. O público poderá fazer uma visita monitorada à Estação Ferroviária da Companhia Mogiana no dia 18 e participar de uma oficina de taipa de mão no dia 19. No mesmo dia, será promovida uma caminhada pelo centro histórico da cidade, passando por patrimônios como Praça Pádua Salles (Largo da Estação), Estação Ferroviária da Companhia Mogiana, Igrejas Nossa Senhora do Amparo e Nossa Senhora do Rosário, Museu Bernardino de Campos e Parque Alonso Ferreira de Camargo (Jardim Público).

Guaratinguetá
De 14 a 18 de agosto, Guaratinguetá irá realizar as palestras “O Patrimônio Histórico enquanto Documento Histórico”, “O Patrimônio Histórico enquanto tema de aula de História” e “A Estação Ferroviária de Guaratinguetá: A Memória Ferroviária a cidade”. Também serão visitadas a Estação Ferroviária de Guaratinguetá, o Museu Histórico Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves, a Igreja Matriz de Santo Antônio e a Casa Térrea à Rua Frei Galvão (Solar Rangel de Camargo) nos dias 19 e 20 de agosto.

Mogi das Cruzes
O município terá visitação guiada para o Casarão do Carmo – Museu Visconde de Mauá, a Pinacoteca de Mogi das Cruzes, o Museu Guiomar Pinheiro Franco e Casarão do Chá nos dias 19 e 20. Também será realizada a palestra “O Portal para o Invisível: Patrimônio, Pintura e Iconografia na Ordem Terceira do Carmo de Mogi das Cruzes”, no dia 19.

Santos
A cidade terá visita monitorada ao Museu do Café (dia 15), passeio de bonde pelo Centro Histórico (dia 16), oficina de arqueologia no Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos (dia 17) e um roteiro especial para discutir as transformações e permanências do patrimônio do município (dia 18). Já nos dias 19 e 20, será realizado um passeio especial pelo centro histórico de Santos, com roteiro pelo Teatro Guarany, Santuário do Valongo, Museu Pelé, Igreja da Ordem Terceira do Carmo, Pantheon dos Irmãos Andradas, Paço Municipal (Sala Princesa Isabel e Salão Nobre) e Casa com Frontaria Azulejada, Bolsa de Café (Museu do Café), Casa de Câmara e Cadeia e Estação Ferroviária do Valongo.

Itu
Serão realizadas palestras, aulas educativas, exibição de filmes e, no fim de semana dos dias 19 e 20, visitas monitoradas pelo Centro Histórico da cidade, passando por locais como igrejas do Bom Jesus, São Benedito, Matriz Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora do Carmo e Museu da Música, Museu da Energia Núcleo, Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu (Ituano Clube) e vários outros patrimônios. Quem participar do roteiro turístico receberá um passaporte cultural que será carimbado em cada ponto do percurso proposto. Ao final do roteiro, serão entregues aos visitantes um selo e um certificado de participação.

Campinas
Com saídas do Paço Municipal de Campinas nos dias 19 (sábado) e 20 (domingo), os visitantes irão percorrer algumas estações de trem, entre elas a “Carlos Gomes”. O roteiro prevê também passeios monitorados aos seguintes bens: Estação Cultura, Palácio da Mogiana, Estação Anhumas, Santa Casa de Misericórdia, Jóquei Clube, Loja Maçônica, Solar do Barão Ataliba Nogueira, Largo do Rosário, Catedral Metropolitana, Conjunto arquitetônico das fazendas da região, entre outros. Haverá também uma visita ao Mercado Municipal de Campinas, no qual os participantes poderão degustar as iguarias gastronômicas que pertencem à história e aos costumes da região.

Espírito Santo do Pinhal
O município terá uma programação voltada para o Centro Histórico, com um roteiro passando por seis patrimônios nos dias 19 e 20 de agosto. As visitações acontecerão na Escola Estadual Doutor Almeida Vergueiro, no Museu e Biblioteca Municipal Dr. Abelardo Vergueiro César, na Praça Rio Branco, no Palácio Do Café, na Câmara Municipal e no Theatro Avenida.

São Sebastião
A programação de São Sebastião tem início no dia 18, com uma caminhada pelo Centro Histórico, passando pela Igreja Matriz, Capela de São Gonçalo, Câmara Municipal e antiga Casa de Câmara e Cadeia. No período da tarde, haverá a oficina de Arqueologia e Roda da Jornada na Fazenda Santana. As visitas monitoradas retornam no sábado e domingo, dias 19 e 20. No domingo, a Jornada começa com visitas às Capelas da Imaculada e do Sagrado, terminando o trajeto na Barra do Sahy. Já à tarde, o percurso será pelos bens históricos do bairro de São Francisco, Convento e Batuíra e contará com uma roda de conversa com os congos antes do encerramento do passeio.

Jundiaí
A programação de Jundiaí está repleta de passeios e visitas monitoradas, além de debates e conferências sobre a adoção de políticas públicas voltadas à preservação, recuperação e manutenção dos patrimônios. Os roteiros pré-estabelecidos irão proporcionar uma viagem ao tempo e à arquitetura dos bens visitados. Entre 17 e 20 de agosto, haverá visitas guiadas ao Teatro Polytheama, Solar do Barão, Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, Complexo Argos e ao Museu Ferroviário, localizado dentro do Complexo Fepasa.

Cananeia
Nos dias 19 e 20, o município irá promover visitas à Igreja de São João Batista, à Câmara Municipal, à Casa Paroquial, ao Museu Municipal – Vitor Sadowski e à Praça Martim Afonso de Souza. Os passeios serão realizados em duas turmas, uma às 9h e outra às 14h, de até vinte pessoas por dia.

Iporanga
O município de pouco mais de quatro mil habitantes, localizado na região do Alto Ribeira, irá realizar visitas monitoradas a locais como o Porto do Ribeirão e Escadarias, o Museu do Cleiton, a Igreja Matriz, o Restaurante Casarão, a Casa Juquica e as Ruínas do Garimpo de Santo Antônio, local datado de 1576 e utilizado no passado para o garimpo de ouro.

As programações de Iguape e Bananal serão divulgadas em breve.