Jornada da Cidadania oferece dicas ao consumidor na sede da Vai-Vai

Programa organizado pelo IPEM-SP faz ação neste sábado (22) na sede da escola da Bela Vista, na capital paulista

sex, 21/07/2017 - 16h05 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP) organiza neste sábado, dia 22 de julho, mais uma edição da Jornada da Cidadania. O evento será realizado no Grêmio Recreativo Cultural Social da Escola de Samba Vai-Vai, na Bela Vista, região central da capital.

Equipes do IPEM-SP, inclusive da Ouvidoria da instituição, além de representantes do Procon e da Defensoria Pública, estarão presentes para entregar cartilhas com dicas para ninguém cair em golpes.

Com o intuito orientar a população sobre como se proteger de irregularidades e fraudes durante as compras, o IPEM-SP vai distribuir cartilhas educativas e dar dicas valiosas para prevenir o consumidor.

Um dos destaques entre o material a ser distribuído é o “Guia Prático de Consumo”, que traz informações sobre a melhor forma de utilizar produtos, serviços e instrumentos como balanças.

O guia também demonstra no que devemos prestar atenção na hora de abastecer o veículo em postos de combustíveis, entre outras dicas.

Orientações básicas, mas que nem todos param pra verificar, também serão lembradas.  Algumas das situações corriqueira que serão destacadas estão: verificar se há selo do Inmetro em brinquedos e eletrodomésticos; observar o peso do prato de comida está correto em restaurantes ou em alimentos previamente pesados no supermercado; ficar de olho do taxímetro, entre outras situações corriqueiras.

Quem não puder comparecer à Bela Vista para pegar as dicas pessoalmente pode realizar o download do material neste link. Outras publicações com orientações do IPEM-SP estão disponíveis aqui.

O IPEM-SP realiza diariamente, em todo o Estado, fiscalizações em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais.

Faz parte do trabalho do IPEM-SP proteger o consumidor para que ele leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades em algum serviço oferecido em São Paulo pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br.